qui, 22/06/2017 - 01h25
Compartilhar

Secretário Paulo Gustavo Maiurino faz balanço de gestão na Alesp

Programas como o 100% – Esporte Para Todos e reformulação do + Esporte Social foram alguns dos temas citados aos deputados estaduais

Nesta quarta-feira (21/6), o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Paulo Gustavo Maiurino, esteve na Comissão de Assuntos Esportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para prestar contas de seu primeiro ano de gestão à frente da Secretaria.

O secretário falou sobre dar continuidade a projetos já existentes, como o Bolsa Talento Esportivo, que oferece apoio financeiro a atletas dos vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva, e a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, que possibilita que empresas de todo o Estado apoiem projetos esportivos, por meio de patrocínio ou doação financeira provenientes da renúncia de ICMS.

Novos projetos criados em sua gestão foram apresentados, como o programa “100% Esporte Para Todos”, que entregará 100 pistas de skate e 100 quadras de futebol society por todo o estado. O secretário tratou também sobre a reformulação do programa “+ Esporte Social”, que concederá verba para atender até 100 crianças e adolescentes em 120 cidades com até 12 mil habitantes.

Outro tema citado foi a possibilidade de aumento do orçamento da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), proposta que já tramita na Alesp, visando que 1% do orçamento do Estado seja reservado ao esporte. A iniciativa é endossada pelo presidente da Comissão que recebeu o secretário ontem, deputado Hélio Nishimoto.

Paulo Gustavo Maiurino apresentou também o projeto “Balada dos reis”, que propõe uma competição esportiva e cultural entre as quatro maiores comunidades de São Paulo: Brasilândia, Heliópolis, Paraisópolis e Rio Pequeno. Durante três meses, elas se enfrentarão em atividades culturais como grafitismo, freestyle, funk e rap, além de futsal, primeira modalidade esportiva a participar do projeto. Após os “reis” serem escolhidos, as comunidades se enfrentarão para definir quem será o grande campeão do torneio.

As atividades devem acontecer todas as sextas-feiras e sábados, das 22 às 3 horas, a partir de agosto. Os padrinhos do evento são o jogador de futsal Falcão e o rapper Dexter.

“Foi um ano muito desafiador devido à crise financeira que atinge nosso país, mas conseguimos criar novos programas, como o 100% Esporte para Todos e o Balada dos Reis, além de reformular o +Esporte Social. Esperamos anunciar mais novidades até o fim do ano, sempre focando em manter e aumentar investimentos”, disse o secretário.

Paulo Gustavo Maiurino (3)