A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (Sesp) participou, nesta terça-feira (14), da cerimônia de entrega dos obstáculos utilizados na pista do SLS Super Crown World Championship 2024, evento que concedeu à Rayssa Leal o título de tricampeã mundial de skate, à ONG Social Skate, localizada na periferia de Poá. A organização é uma das quatro iniciativas sociais beneficiadas pela doação e tem seu projeto aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.
Sob o comando do experiente skatista Sandro Testinha, a ONG Social Skate trabalha com mais de 150 crianças e adolescentes, promovendo não apenas a iniciação esportiva, mas também a cidadania e o desenvolvimento social por meio do skate. Escolhida para receber os obstáculos, a ONG agora tem rampas, bancos, corrimãos, hubbas e caixotes que foram usados por Rayssa Leal e Nyjah Huston na maior competição internacional de skate, SLS Super Crown World Championship.
“A pista da SLS carrega um valor simbólico enorme para nós, mas é apenas mais um passo em nossa trajetória. Ter esses obstáculos aqui é olhar para trás e ver que tudo o que mentalizamos está se tornando realidade. Agora é o momento de não só sonhar, mas começar a realizar nossos sonhos em um espaço mais digno e confortável”, afirmou Sandro Testinha.
Para a vice-presidente da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), Aline Dantas, ações como essa são fundamentais para o crescimento da modalidade no país. “Quando fortalecemos a base, criamos condições para que o skate cresça de forma estruturada. Essa entrega é um exemplo concreto de como grandes eventos podem gerar impacto social real e duradouro”.
A ONG Social Skate existe há 13 anos e surgiu com o objetivo de fomentar a prática da modalidade
Presente na cerimônia de entrega, a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis, destacou o simbolismo da ação, que vai além da doação de materiais. “É uma entrega de oportunidades. Esses obstáculos, que já fizeram história no maior campeonato de skate do mundo, agora serão palco de novos começos, de futuros talentos. É por isso que temos que apoiar projetos como o Social Skate, que chegam onde a política pública precisa chegar: nas comunidades, nas favelas. Esse é um pequeno passo para uma transformação gigante.”
Desde 2023, o Governo do Estado de São Paulo tem trazido a final do SLS ao Brasil, sempre sediada no Ginásio do Ibirapuera
“Quando trouxemos o SLS pela primeira vez para o Ibirapuera, saiu em todos os meios de comunicação que o skate deixava a marginalidade e chegava a um espaço nobre. Isso não é mérito nosso. É mérito dessa comunidade e de projetos como este, que estão elevando o nome do skate”, destaca a secretária.
A cerimônia de entrega contou com a presença das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto, skatistas experientes, autoridades locais, da secretária Helena Reis, do diretor executivo e representante da SLS Brasil, Pedro Dau, e da vice-presidente da CBSk, Aline Dantas.
Lei Paulista de Incentivo ao Esporte
Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por Prefeituras no Estado de São Paulo.
SLS Super Crown
O SLS Super Crown é a grande final do Championship Tour, circuito mundial da Street League Skateboarding (SLS), a principal liga de skate de rua do planeta. O evento reúne a elite do esporte e consagra os melhores skatistas do mundo, entre eles Rayssa Leal, única mulher tricampeã da competição, e Nyjah Huston, referência global na modalidade.
Em 2025, a cidade de São Paulo sediará a final pelo terceiro ano consecutivo, no Ginásio do Ibirapuera, equipamento da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.