No Santos, quando um jovem craque surge nas categorias de base costuma-se dizer que um 'novo raio caiu sobre a Vila Belmiro'. Foi assim com Neymar e Rodrygo. E tem sido assim com a mais nova aposta do alvinegro praiano: o atacante Kauan Basile, de apenas 13 anos.
Dono de predicados que definem um jogador 'diferenciado', como a facilidade no drible e a técnica apurada nos passes e chutes, Kauan faz sucesso no campo pelo sub-14 do Santos, mas sua base é no futsal, onde se criou. E é na quadra que o caminho dessa joia se cruza com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
Kauan disputou as finais do sub-14 dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp) pelo Colégio Santa Cecília, de Santos. Ele vinha sendo o destaque da equipe, mas sofreu uma pancada no tornozelo nas quartas de final e acabou afastado da competição. Nas semifinais, o Santa Cecília foi derrotado pelo Colégio Drummond Penha, da capital, por 6 x 3.
"Foi o meu primeiro Jeesp e gostei muito de participar. Espero voltar ano que vem. Quero muito trazer esse título para o Colégio Santa Cecília", diz o jovem, que tem Neymar como ídolo máximo no futebol, mas também admira o português Cristiano Ronaldo pela dedicação à carreira.
A marcação cerrada é um antídoto para o jogo leve de Kauan. Ele sofre faltas jogo sim, outro também, mas não reclama. "Já estou acostumado com essa marcação mais forte. Na maior parte dos jogos é assim. Tenho que saber lidar com isso."
O futuro é brilhante para Kauan. Em julho deste ano, ele assinou um novo contrato com o Santos, o que o aproxima de realizar dois grandes sonhos: jogar pelo time em que foi revelado e vestir a camisa de um certo 'Rei do Futebol'.
"Até os meus 18 anos quero estar jogando no time profissional do Santos. Gosto muito da camisa 10, do Pelé, que eu sempre usei na base. Espero seguir vestindo esse número", finaliza o atacante.