Fazendo a sua primeira aparição na programação dos Jogos Regionais, o basquete 3x3 está longe de ser uma novidade na planilha de ações da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
Com origem nas ruas dos Estados Unidos nos anos 80, a modalidade tem recebido atenção especial da pasta nos últimos anos, especialmente com a construção de arenas lazer, equipamento esportivo composto por um campo de futebol society conjugado a uma quadra de basquete 3x3. Desde janeiro de 2023, a Sesp já entregou 32 desses espaços em todo o estado, o que equivale a um investimento de R$ 19,2 milhões.
Mas a incursão da Secretaria de Esportes na modalidade não para por aí. Em 2024, a pasta realizou em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a primeira edição do CBX São Paulo Street Power, campeonato dedicado a esportes de rua como basquete 3x3, skate e breaking, e que referendou aos seus vencedores uma viagem a Paris durante os Jogos Olímpicos.
CBX SP Street Power premiou seus campeões com uma viagem a Paris durante as Olimpíadas
"O basquete convencional tem muita tradição no Brasil. Afinal, temos dois títulos mundiais, medalha olímpica e jogadores do calibre de Oscar Schmidt, Chuí, Hortência e Paula. Mas o basquete 3x3 ainda passava despercebido pelas quadras e ruas do país. Os Jogos de Tóquio deram mais visibilidade ao esporte e a Secretaria de Esportes faz a sua parte para difundir ainda mais esse formato de jogar basquete", comenta a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.
O recente sucesso do basquete 3x3 contrasta com a forma marginalizada como o esporte era visto até duas décadas atrás. A chancela da Federação Internacional de Basquete, em 2007, foi o primeiro grande empurrão para a popularização da modalidade, que ganhou consistência de vez em 2020, com a estreia no programa olímpico nos Jogos de Tóquio.
O Brasil, apesar da sua tradição com a bola laranja, ainda tenta a sua primeira classificação para as Olimpíadas no basquete 3x3. Quem sabe ela não vem no ciclo para Los Angeles, em 2028?
Por enquanto, o negócio é curtir as cestas e jogadas de efeito nos Jogos Regionais 2025, que vão até o final de julho com disputas nas oito regiões esportivas do estado. Para conferir o calendário, clique aqui.