A etapa paralímpica dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp) se despediu na quarta-feira (2) da temporada 2025. A competição, realizada conjuntamente entre as secretarias estaduais de Esportes, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação e da Fedeesp, foi realizada em quatro etapas ao longo dos meses de junho e julho, sempre com sede no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
A quarta e última fase teve as disputas da natação (física, intelectual e visual), judô e goalball. Participaram 158 atletas com idade entre 11 e 18 anos de 36 municípios. Somadas as quatro etapas, foram 585 atletas em ação.
"O Jeesp paralímpico é sobre ensinar e aprender. O esporte é assim. É uma competição muito importante e uma oportunidade de mostrarmos o nosso jogo, do que somos capazes", diz Ana Beatriz Rocha, 17 anos, atleta da equipe de goalball de São Paulo.
Os atletas com os melhores índices nessas fases classificatórias garantiram vaga na delegação do Time SP que vai aos Jogos Escolares Brasileiros Paralímpicos, marcado para novembro, em São Paulo.
Veja quantos atletas participaram de cada etapa do Jeesp paralímpico 2025:
1ª etapa - bocha, futebol PC (paralisados cerebrais), badminton, tênis de mesa e vôlei sentado: 116 atletas
2ª etapa - atletismo intelectual: 181 atletas
3ª etapa - atletismo físico e visual: 130 aletas
4ª etapa - natação físico, visual e intelectual, goalball e judô: 158 atletas