Relação de autoridades

Secretária de Estado de Esportes
Coronel Helena Reis

Helena dos Santos Reis nasceu em São José do Rio Preto, é graduada em Direto e em Turismo. Foi uma das primeiras mulheres a ingressar na Academia do Barro Branco, aos 18 anos, em 1989.

Formou-se oficial da Polícia Militar e chegou ao posto de coronel, passando para a reserva em 2020. Além de ter sido a primeira mulher negra a chefiar a Secretaria da Casa Militar e Defesa Civil do Estado, foi comandante da Escola Superior de Sargentos, comandante do Policiamento do Interior-5 (96 municípios da região de Rio Preto) e diretora de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da PM.

Convidada pelo governador Tarcísio de Freitas para comandar a Secretaria de Esportes do Estado, Coronel Helena é também pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância e doutora em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Secretário Executivo da Secretaria
José Ribeiro Lemos Junior

José Ribeiro Lemos Junior nasceu em São Paulo (SP), formou-se em 1994 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, é Fisiologista do Exercício pela Escola Paulista de Medicina e Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo, inclusive, autor e colaborador de artigos publicados em revistas científicas internacionais, entre elas a Physiological Genomics.

O Coronel Lemos atuava na Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo há cerca de um ano como Assessor Técnico de Gabinete antes de assumir, em abril de 2024, a cadeira de Secretário Executivo da SESP.

Chefe de Gabinete da Secretaria
Marcelo Hideki Nanya

Marcelo Hideki Nanya é natural de São Vicente (SP) e graduado em dois campos, Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar e Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, onde também tem um mestrado pela Academia do Barro Branco.

Começou sua carreira profissional na Polícia Militar do Estado de São Paulo, em 1990. Entre 1995 e 1996, integrou o 3º Batalhão da PM na Zona Sul da capital. A partir dos anos 2000, migrou para a parte administrativa da corporação, com passagens pelo Centro de Inteligência e pela Diretoria de Logística. Acumula também especialização como Instrutor de Voo pelo Comando de Aviação da Instituição, onde permaneceu por 17 anos atuando na aviação e nas áreas de licitações, contratos e finanças públicas.

Em 2023, assumiu como Assessor Técnico de Gabinete na gestão da Coronel Helena Reis, cargo este que manteve em exercício até abril de 2024, quando foi nomeado Chefe de Gabinete da Secretaria de Esportes.