sex, 06/10/2023 - 05h30

Quem foi Sylvio de Magalhães Padilha, que dá nome ao troféu de campeão dos Jogos Abertos

Um dos criadores da competição, Sylvio era craque no atletismo e disputou duas Olimpíadas

O nome de Sylvio de Magalhães Padilha é onipresente nos Jogos Abertos do Interior. Além de ser um dos padrinhos da competição, ele batiza o troféu entregue ao campeão desde 2003. Mas, afinal, quem foi Sylvio de Magalhães Padilha?

Sylvio Padilha foi um dos primeiros grandes atletas brasileiros

Nascido em Niterói, Sylvio era um apaixonado por esporte. Praticou futebol, natação, vôlei, esgrima e parecia que seu paradeiro seria o basquete, por conta da sua estatura – media quase 1,90m -, mas foi no atletismo que ele se achou, ainda que despretensiosamente, ao acompanhar um amigo para ver um treino no América-RJ. Gostou do que viu e começou a se dedicar aos treinos. Aos 18 anos, estreou profissionalmente no Campeonato Brasileiro de Atletismo Adulto e já deu um indício de onde poderia chegar: terminou em terceiro na prova dos 110 metros com barreiras.

Sylvio disputou duas Olimpíadas: a primeira foi em Los Angeles-1932 e, quatro anos depois, repetiu a dose em Berlim, quando tornou-se o primeiro brasileiro a conseguir uma vaga na final olímpica dos 400 metros com barreiras – ficou na quinta posição. Em 1939, atingiu o ápice ao assumir a primeira colocação no ranking mundial desta prova. Em 1948, despediu-se das pistas.

Troféu de campeão (centro) leva o nome do ex-atleta e dirigente

A transição de atleta para dirigente esportivo foi bem-sucedida. Sylvio chefiou a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de 1948, 1952, 1956 e 1960, e em 1963 foi eleito presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), cargo que ocupou até 1990. Foi ele, aliás, um dos grandes responsáveis por fazer de São Paulo a sede dos Jogos Pan-americanos de 1963. Teve papel importante também no Comitê Olímpico Internacional (COI), onde foi vice-presidente.

Sylvio faleceu em 2002, mas deixou um enorme legado para o esporte brasileiro. Os Jogos Abertos do Interior, que em 2023 chegam à sua 85ª edição, é a obra mais bem acabada desse ex-atleta e dirigente.

Sobre os Jogos Abertos do Interior

Maior torneio poliesportivo da América Latina, os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni acontecem desde 1936, quando Monte Alto, no interior paulista, recebeu delegações de outras cinco cidades para disputas de basquete. Em 2023, os Jogos chegam à sua 85ª edição, confirmando a fama de evento mais tradicional do calendário da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Hoje, os Jogos movimentam cerca de 8 mil atletas de 192 cidades, em 28 modalidades. Atletas e delegações se hospedam em escolas municipais e estaduais. Todos os classificados para a competição saíram dos Jogos Regionais, que acontecem nas oito regiões esportivas do estado de São Paulo.