ter, 10/10/2023 - 02h24

Ouro nos Jogos Abertos, Jéssica Yamada tem o filho de nove meses como fiel escudeiro

Bebê acompanha a mesatenista nos treinos e competições

A equipe de Santos que levou o título por equipes do tênis de mesa feminino dos Jogos Abertos do Interior ganhou um reforço que nem precisou entrar em quadra ou executar um saque. Léo, de apenas nove meses, é filho da mesatenista Jéssica Yamada e tem servido de combustível extra para a mãe vencer suas adversárias.

Léo é o fiel escudeiro de Jéssica. Nos treinos e jogos, lá está a mãe com a sua cria. Ela não hesita em parar de bater bola para amamentar o pequeno. “Fico o dia inteiro com o meu filho. Treino às terças e quintas no período da noite, depois que ele adormece. Nos torneios tem sempre alguém comigo para me ajudar a cuidar dele”, disse a mesatenista, que esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Jéssica e o pequeno Léo nos Jogos Abertos do Interior

A gravidez não foi um impeditivo para Jéssica deixar de lado o tênis de mesa. Ela treinou e competiu em alta intensidade até os oito meses de gestação. “Parei no nono mês, mas ainda assim fui treinar um dia (risos). Quando ele completou um mês de vida, voltei às quadras. Os Jogos Regionais foram o meu primeiro campeonato pós nascimento do Léo. Ganhei três ouros: por equipes, dupla e individual”, contou ela.

Dona de um currículo com conquistas nacionais e internacionais, Jéssica encontrou em Léo uma razão a mais para seguir se dedicando ao esporte. “O Léo me inspira mais, com certeza. Quero ser um exemplo para ele”, explicou Jéssica, que sai dos Jogos Abertos realizada. “Ganhei ouro no individual e nas equipes e um bronze nas duplas. Conclui um dos meus projetos para esse ano que era ajudar o meu time a ganhar os Jogos Abertos.”

Sobre os Jogos Abertos do Interior

Maior torneio poliesportivo da América Latina, os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni acontecem desde 1936, quando Monte Alto, no interior paulista, recebeu delegações de outras cinco cidades para disputas de basquete. Em 2023, os Jogos chegam à sua 85ª edição, confirmando a fama de evento mais tradicional do calendário da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Hoje, os Jogos movimentam cerca de 8 mil atletas de 192 cidades, em 28 modalidades. Atletas e delegações se hospedam em escolas municipais e estaduais. Todos os classificados para a competição saíram dos Jogos Regionais, que acontecem nas oito regiões esportivas do estado de São Paulo.

*Fotos: Gustavo Guma