Governo paulista homenageia atletas olímpicos
Representaram a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) no evento o secretário Paulo Gustavo Maiurino e o secretário-adjunto da pasta, Jadel Gregório. “Fizemos história com o recorde de medalhas e com a melhor colocação brasileira nos Jogos. Daqui para frente é continuar investindo para chegarmos ainda mais fortes em 2020”, disse Maiurino durante discurso que abriu a solenidade.
Com 19 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze, o Brasil terminou em 13º lugar no quadro de medalhas da Olimpíada.
Entre os atletas homenageados estavam vários desses medalhistas: Serginho, líbero da seleção de voleibol (ouro); os três jogadores do Santos que conquistaram o ouro no futebol masculino (Zeca, Gabriel e Thiago Maia); o ginasta Arthur Nory (bronze); Maicon Siqueira, bronze no taekwondo; e Poliana Okimoto, bronze na maratona aquática. Também foram homenageados atletas das equipes de natação, polo aquático e atletismo.
Os investimentos do governo paulista no esporte contribuíram decisivamente para o bom desempenho do Brasil nos Jogos. Dos 456 componentes da delegação brasileira, 156 eram paulistas, Estado com maior número de representantes em modalidades olímpicas.
A SELJ investe nos atletas paulistas e com isso acelera o desenvolvimento do desporto nacional. Entre os programas mais importantes de fomento ao esporte administrados pela pasta estão a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte; Bolsa Talento; os Centros de Formação e Excelência Esportiva e o Esporte Social.
Vale citar também o convênio estabelecido com a Associação Brasileira dos Profissionais de Educação Física e Esporte para a manutenção do Centro Esportivo Comunitário “Etec na Comunidade”, localizado na região do Parque Novo Mundo, zona norte de São Paulo.