ter, 23/05/2023 - 03h29

Governo de SP lança Programa de Desenvolvimento Paralímpico em Piracicaba

Vagas são destinadas a professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas

O Governo de São Paulo iniciou, nesta terça-feira (23), em Piracicaba, a capacitação de professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas, para o Programa de Desenvolvimento Paralímpico. Cem vagas estão disponíveis e as inscrições são gratuitas. A iniciativa é coordenada pelas Secretarias de Esportes e de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

De 23 a 26 de maio, os participantes passarão por capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.

O analista Sociocultural da Inspetoria Regional de Esporte de Piracicaba da Secretaria de Estado de Esporte, Sylvio Lisboa Farguetti, frisa que o projeto incentiva o esporte paralímpico através de um mapeamento regional. “Esta iniciativa leva o conhecimento e promove o desenvolvimento de professores e profissionais da área de educação física, proporcionando aos alunos acesso a práticas esportivas e inclusão social”.

“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico apresenta a importância do esporte para inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, e quando profissionais da educação física estão dispostos a se inserir nesse meio, eles criam um ambiente muito mais acessível e inclusivo para todos”, acrescenta a coordenadora do Paradesporto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mayra Barbosa.

O prefeito de Piracicaba Luciano Almeida ressalta que o projeto é de suma importância, inclusive para ampliar o repertório curricular acadêmico. “Nos leva a pensar nas estruturas do dia a dia e na possibilidade de dar alternativa para os professores de Educação Física de acesso à informação e contribuir para a inclusão da pessoa com deficiência”, acrescenta.

O secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba, Hermes Ferreira Balbino, reitera a relevância do primeiro movimento desse processo de formação com pessoas interessadas na cidade, as quais apoiam ou são sensíveis a oferta de mobilidade para as pessoas com deficiência.

“Que sejam olhares produtivos e integrados, que se aproximam através do conhecimento ofertado nesse curso de capacitação. O próprio Comitê Paralímpico Brasileiro se preocupou em planejar e desenvolver cursos para técnicos. E damos importância a esse processo, de forma estruturada e responsável.”

A diretora do SEST SENAT de Piracicaba, Julia Maria Saura Bettoni Argondizio, anfitriã do evento, deu boas-vindas aos participantes.  “É com grande alegria que o SEST SENAT de Piracicaba sedia o Programa de Desenvolvimento Paralímpico. Firmarmos sempre parcerias com instituições, órgãos públicos e privados que tenham propósitos semelhantes ao SEST SENAT, que é transformar a realidade dos trabalhadores, contribuindo para elevar a produtividade através da educação profissional, promoção da saúde e qualidade de vida.”

As aulas acontecem no SEST SENAT, localizado na Rua Rossini Pinto, 200 – Jardim Panorama. As inscrições podem ser feitas pelo site https://paralimpico.com.br/.

Participou também da mesa de abertura a vereadora Ana Pavão.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa, criado em 2021, fomenta e incentiva o esporte paralímpico através da capacitação técnica de professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

Já foram capacitados mais de 4 mil participantes em mais de 48 etapas realizadas no Estado de São Paulo. Atualmente em sua terceira fase, o projeto foi ampliado e passará por 28 cidades.