ter, 09/05/2023 - 06h03

Governo de SP capacita profissionais de educação física em Ourinhos

As Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência iniciaram na terça-feira (9) a capacitação técnica paralímpica de professores da rede pública, privada, de entidades e clubes de Ourinhos, interior do Estado. Esta é mais uma etapa do curso técnico, teórico e prático do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, iniciativa do Governo de São Paulo para formar a habilitar gratuitamente estudantes e profissionais da educação física. A organização estima o envolvimento de 380 pessoas entre profissionais e estudantes durante os quatro dias Curso Paralímpico.

“É um prazer muito grande falar em nome da nossa Secretaria de Estado de Esportes. E esse projeto calhou muito bem com essa união entre secretarias e municípios. Fico entusiasmado ao ver pessoas sendo influenciadas pelo Curso Paralímpico”, destaca o analista sociocultural da Inspetoria Regional da Secretaria do Estado de Esportes, Carlos Alberto Scatolin.

A coordenadora de Paradesporto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mayra Barbosa, falou da importância de Ourinhos ser referência na região ao receber a capacitação de profissionais e estudantes e do incentivo governamental. “Desde o início da nova gestão, o governo de Estado tem um olhar muito especial e ampliado as políticas públicas para as pessoas com deficiência. O projeto de capacitação é sucesso e recebeu forte adesão dos municípios, como Ourinhos, que tem investido no esporte e é representante de mais seis cidades das mediações”, disse.

O secretário de governo da Prefeitura de Ourinhos, Caio Lima, explica que há seis anos o município incentiva ações inclusivas. “Era uma realidade muito distante pensar em política pública para pessoa com deficiência antes de 2017. Então, a partir da nossa gestão, com o prefeito Lucas Pocay e o secretário de Esportes e Lazer, Danilo Ferreira Lima, iniciou um trabalho de estruturação, até se fortalecer e ampliar, com técnicos contribuindo com essa sensibilidade de pensar efetivamente em políticas públicas para pessoa com deficiência. Hoje, na nossa cidade, a pessoa com deficiência tem uma política pública efetiva e permanente.”

Participaram da cerimônia de abertura o secretário de Esportes e Lazer de Ourinhos, Danilo Ferreira Lima; a presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e diretora da Apae de Ourinhos, Vera Lucia Ferreira; o secretário de Inclusão de Ourinhos, Robson Sanches; e a mestre em Educação e gestora acadêmica da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos, Renata Cuenca Bassan.

Com um calendário de 28 etapas para este ano, 20 municípios foram escolhidos para sediar o Curso Paralímpico. Novo Horizonte, Bragança Paulista e São João da Boa Vista foram as primeiras cidades a realizar a capacitação este ano. Acompanhe o calendário, clique aqui!