ter, 03/09/2019 - 01h13
Compartilhar

Fórum de secretários em São Paulo discute gestão esportiva com representantes de todo o país

Evento no Palácio dos Bandeirantes contou com presença de autoridades e personalidades do setor nos últimos dois dias (21 e 22/8). Aildo Rodrigues Ferreira, de São Paulo, vence eleição para comandar a instituição
O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, abriu as portas para o Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esportes de 2019. Reativado por iniciativa da Secretaria de Esportes São Paulo, o evento foi realizado nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/8) e contou com a presença de 23 secretários estaduais de todas as regiões do país.
O fórum foi aberto pelo governador João Doria e pelo secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio dos Santos Brasil. Na ocasião, foram realizadas palestras com o campeão olímpico e ex-atleta de vôlei, André Heller, com o piloto e comentarista, Felipe Giaffone e com o ex-jogador de futebol, Pintado. Houve apresentações também com o diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Rogério Sampaio, e com o especialista em gestão esportiva e pós-doutor em comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Ary Rocco Junior.
Todos os secretários tiveram espaço para apresentar programas, projetos e ações de seus respectivos estados, além do espaço oferecido para interação com os palestrantes. Na tarde de quinta-feira (22), os convidados realizaram a eleição da nova diretoria do Fórum, vencida por unanimidade pelo secretário estadual de Esportes de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira.
Primeiros posicionamentos
Na reunião em São Paulo, os componentes do Fórum definiram as primeiras pautas conjuntas a serem trabalhadas em conjunto entre secretarias estaduais, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Congresso Nacional e demais instituições ligadas ao esporte:
– Revisão urgente da divisão das verbas provenientes das Loterias para o esporte, assegurando mais recursos para as secretarias estaduais
– Encaminhamento do Plano Nacional do Desporto para o Congresso Nacional e início das discussões do Sistema
– Implantação do programa Estação Cidadania, do Governo Federal, prioritariamente por meio das secretarias estaduais
– Revisão do contingenciamento da Secretaria Especial do Esporte, assegurando a manutenção dos programas federais do esporte
– Implantação de cronograma acerca dos editais para adesão aos programas esportivos
– Manutenção dos contratos de patrocínios das empresas estatais a diversas modalidades esportivas.
Nova diretoria e próxima reunião
Além de escolherem o novo presidente da instituição, os secretários votaram também, de acordo com o estatuto, para os cargos de vice-presidente, secretário executivo e vice-presidentes regionais. Ficou definido também que o próximo encontro será realizado em outubro, na cidade de Salvador (BA), durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
O novo presidente do Fórum, Aildo Ferreira, ressaltou a importância do encontro: “É fundamental que os secretários tenham um espaço para se comunicar e trocar ideias, avançando cada vez mais na gestão esportiva em todos os cantos do país. Tenho certeza que vamos trabalhar unidos para implantar, de fato, uma cultura esportiva no Brasil”, disse.
Confira a nova composição da diretoria do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esportes.
Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esportes
(Biênio 2019 – 2021)
Presidente: Aildo Rodrigues Ferreira (SP)
Vice-presidente: Mariana Dantas Mendonça Gois (SE)
Secretário Executivo: Marcelo Ferreira Miranda (MS)
Vice-presidente da Região Norte: Robson Menezes Ferreira (TO)
Vice-presidente da Região Nordeste: Diego Porto Pérez (PE)
Vice-presidente da Região Centro-Oeste: Rafael Rahif (GO)
Vice-presidente da Região Sudeste: Felipe Bornier (RJ)
Vice-presidente da Região Sul: Helio Renato Wirbiski (PR)