qui, 26/03/2015 - 05h56
Compartilhar

Cerimônia de Fundação do Faces e Vozes do Brasil

Jean MadeiraAconteceu neste dia 26 de março, no Auditório Paulo Kobayashi da Assembléia Legislativa de São Paulo, a cerimônia de fundação da instituição Faces e Vozes da Recuperação no Brasil. A organização Faces e Vozes da Recuperação no Brasil é uma entidade que tem a intenção de dar um rosto e uma voz à recuperação da dependência química, e criar um movimento Advocacy da recuperação, ao mesmo tempo iniciar uma Identidade Coletiva entre pessoas voluntárias que estão superando o problema com álcool e outras drogas, independente da linha de tratamento que a tenha colocado em recuperação (movimento apartidário). Surgido oficialmente nos Estados Unidos em 2001, Faces and Voices of Recovery, foi organizado para dar foco e força às Comunidades de Recuperação (dependentes, familiares, amigos e aliados).
Jean Madeira
De acordo com Alexandre Araújo, presidente da organização, esta iniciativa visa tirar o estigma que pesa sobre os dependentes químicos, pois muitas destas pessoas que estão em recuperação são mostradas pela mídia com tarja preta, mudam a voz, por medo de sofrerem alguma discriminação. Ainda segundo Araújo, a maioria trabalha e desempenha funções sociais como qualquer pessoa.

A cerimônia contou com a presença do Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Jean Madeira, que fez questão de elogiar a iniciativa. Madeira já possui um longo histórico de trabalho na área de prevenção e sempre buscou apoiar os projetos que visam ajudar os dependentes químicos. O secretário reiterou a disposição de toda a sua equipe em contribuir com a organização, ressaltando que sua gestão trabalhará com empenho na prevenção às drogas, principalmente junto a juventude de São Paulo.

Jean MadeiraO coordenador de juventude estadual, Cleuder de Paula, também esteve presente e reiterou as palavras do secretário Jean Madeira. Cleuder afirmou que vem discutindo junto a outras secretarias a criação de um programa de prevenção que possa ser estendido a todo o Estado.

Sergio Oliva Castillo, diretor da Clínica Grand House, falou sobre as dificuldades na criação da organização e da responsabilidade que cada um dos presentes deve ter a partir daquele momento. Sérgio convidou a todos para se pintarem de verde e amarelo e irem às ruas reivindicar direitos. O gesto foi seguido por todos os presentes no evento.

 


Created with flickr slideshow.