ter, 29/08/2023 - 10h43
Compartilhar

Capital Paulista tem inscrições gratuitas para curso de capacitação paralímpico

Iniciativa do Governo de SP visa capacitar profissionais da educação física com esporte paralímpico de base. Vagas são limitadas

O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vai capacitar gratuitamente professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas, por meio do Programa de Desenvolvimento Paralímpico.

As aulas são presenciais e serão ministradas no Complexo Baby Barioni, na Água Branca. As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo site do programa.

O programa fomenta o esporte paralímpico e oferece capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado. As modalidades incluem atletas com deficiências motoras, amputados, cegos e pessoas que sofreram paralisia cerebral.

Desde que foi lançado, em 2021, foram capacitados mais de 5,5 mil participantes em 62 etapas realizadas no Estado de São Paulo

A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária, segundo a Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022.

De acordo com o levantamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), há mais de mil associações que trabalham o desporto em todas as regiões brasileiras.

A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade por meio do esporte reitera o caráter democrático da prática, aumenta a visibilidade e a potencialidade dos atletas e o conhecimento e a consciência da população como um todo sobre a importância do incentivo e da promoção da prática esportiva.

Etapa Paralímpico São Paulo
Data: de 29 de agosto (terça) a 1º de setembro (sexta-feira)
Abertura: 29 de agosto, no Auditório da SEPCD – Avenida Mário de Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo.
Aulas: 30 de agosto a 1º de setembro, no Complexo Olímpico Baby Barioni – Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca – São Paulo