sex, 09/10/2015 - 06h17

Campinas sedia os Jogos Abertos dos Idosos (JAI)

Erik Teixeira-5Campinas sedia os Jogos Abertos dos Idosos (JAI), entre os dias 7 e 11 de outubro, competição que recebe os dois municípios mais bem classificados em cada modalidade nos Jogos Regionais dos Idosos (JORI). Durante o ano de 2015,  ocorreram 10 etapas do JORI envolvendo as 14 Regiões Administrativas do Estado de São Paulo, 14 mil atletas com no mínimo 60 anos de idade participaram das etapas em que foram selecionados 3 mil para o JAI. A competição é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e Prefeitura de Campinas.

A Cerimônia de Abertura ocorreu nesta quinta-feira (8), foi realizada na Arena Concórdia e contou com a presença do secretário da SELJ, Jean Madeira, a presidente do FUSSESP e primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, a Deputada Estadual, Célia Leão, Prefeito municipal, Jonas Donizete Ferreira, a Primeira-dama, Sandra Ciocci, o vice-presidente da Câmara Municipal, Vereador Luiz Henrique Cirilo, a esposa do vice-governador, Lúcia França, o atleta medalhista olímpico de volei, Maurício Lima, o Secretário municipal de Esportes e Lazer, Dário Jorge Giolo Saadi, o Diretor da DREL Campinas, Rodrigo Cesar Moreira, o Diretor Estadual de Esporte e Chefe do Comitê Organizador, Sidnei Castro, autoridades municipais e dos municípios participantes, atletas, funcionários da SELJ e da secretaria municipal de esportes e lazer e a população em geral. Aconteceu ainda o tradicional desfile das delegações, o ascendimento da pira e o juramento dos atletas.

Erik Teixeira-31Nos pronunciamentos as autoridades falaram da importância da pratica esportiva e do incentivo do Estado de São em promover um dos maiores eventos envolvendo idosos. Madeira falou da alegria, do desempenho de cada “ultra jovens” (maneira como ele chama os participantes) e de como o Governador, Geraldo Alckmin, a primeira-dama, Lu Alckmin e ele próprio, tem trabalhado em prol do Estado, deixando a seguinte declaração “Palavras convencem, o exemplo arrasta”.

Dona Lu Alckmin, emocionou a todos relembrando a perda do filho Thomas (que ocorreu em abril deste ano), falou ainda da dedicação e da alegria em participar dos JORI, desde 1986 e da fase final estadual, o JAI. “A luz que eu tenho recebido de DEUS e do Thomas, tem me ajudado ainda mais, pois a única coisa que levaremos deste mundo, é o nosso amor ao próximo, nossa dedicação em ajudar os nossos semelhantes”, e finalizou com a declaração, “Eu declaro aberto os Jogos Abertos dos Idosos de 2015”.

Erik Teixeira-39Das 405 cidades que participaram das etapas do Jori, 214 se qualificaram para o JAI de Campinas, onde competirão em 14 modalidades: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; tênis; tênis de mesa; voleibol adaptado e xadrez. Campinas disponibilizou 20 alojamentos para os atletas. Contando técnicos, árbitros e equipes de apoio, mais de 4 mil pessoas vão movimentar Campinas durante os jogos.

por André Guimarães

Fotos da Cerimônia de Abertura

#‎seljsp #‎selj #‎sp #‎esporte #‎lazer #‎juventude #‎governosp #‎jai #‎jori #‎fussesp #‎jeanmadeira