qua, 07/10/2015 - 04h36

Campinas recebe Jogos Estaduais dos Idosos entre os dias 7 e 11 de outubro

Competição reúne os mais bem classificados nas etapas regionais

Entre os dias 7 e 11 de outubro, a cidade de Campinas sedia os Jogos Abertos dos Idosos (JAI), competição que recebe os dois municípios mais bem classificados em cada modalidade nos Jogos Regionais dos Idosos (JORI). Nas 14 Regiões Administrativas do Estado de São Paulo, 14 mil atletas com no mínimo 60 anos de idade participaram das dez etapas do JORI em que foram selecionados 3 mil para o JAI. A competição é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e Prefeitura de Campinas.

Das 405 cidades que participaram das etapas do Jori, 214 se qualificaram para o JAI de Campinas, onde competirão em 14 modalidades: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; tênis; tênis de mesa; voleibol adaptado e xadrez. Campinas disponibilizou 20 alojamentos para os atletas. Contando técnicos, árbitros e equipes de apoio, mais de 4 mil pessoas vão movimentar Campinas durante os jogos.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 8 de outubro (quinta-feira), a partir das 9 horas, na Arena Concórdia. Confirmaram presença o secretário da SELJ, Jean Madeira, a presidente do Fussesp e primeira-dama do Estado, Lu Alckmin e o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

A solenidade vai contar com desfile das delegações e acendimento da pira.  “Todos os participantes são exemplos para nós. Enquanto muitos jovens estão colados nos smartphones, os idosos, a quem chamo de ultrajovens, estão fazendo esporte. Assim, fica evidente o poder de inclusão, qualidade de vida, amizades e tantas qualidades que só mesmo competições como esta podem proporcionar”, disse o secretário Jean Madeira.

Jogos Abertos dos Idosos (JAI) – 7 a 11 de outubro

Cidade-sede: Campinas