seg, 05/10/2015 - 11h54

Boituva recebe a III Capacitação sobre álcool e drogas

image6A SELJ – Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, através da Coordenação de Programas da Juventude, realizou nesta segunda-feira (5) na Câmara Municipal de Boituva, a III Capacitação sobre álcool e drogas – Na Atividade.

Participaram 45 pessoas dentre elas: profissionais de tratamento, reinserção social, psicólogos,  desenvolvimento social, profissionais do CAPS-ad de Boituva, professores,  além de servidores da Prefeitura Municipal e munícipes, que ao longo de suas vidas desenvolveram atividades em prol da Prevenção das drogas lícitas e ilícitas para os jovens.

O Prof. José Florentino é o responsável pela capacitação e por abordar os temas e conceitos sobre as drogas, epidemiologia, tratamentos, disponibilidades pelo Programa Recomeço e informações pertinentes, explanação, situação atual e estratégias das cracolândias de São Paulo, a atuação da comunidade sobre o tema drogas e álcool, como podem ajudar, entendendo e resolvendo as barreiras e quebrando os mitos sobre a prevenção e sobre o preconceito com o dependente químico. Explanações que ajudam os participantes a desenvolverem um projeto de prevenção às drogas para as comunidades, escolas e para os pais. Conscientizando-os que projetos bem elaborados atraem apoiadores e diminuem os custos, tem grandes chances de serem custeados parcialmente ou totalmente, devem constar itens importantes como: indicadores de acompanhamentos para avaliações futuras e impactos para terem certeza que não erraram o público alvo, além de a médio e longo prazo conseguirem demonstrar os resultados da prevenção realizada. Ações de baixo custo são passadas e discutidas com os participantes.

Quanto mais pessoas conscientes e com coragem para realizar projetos de prevenção, teremos mais chance das informações chegarem aos jovens.

image4Prevenção é chegar antes, e assim teremos esperança de que tenhamos mais e mais atividades esportivas com foco na prevenção e vice versa, por que juntos são muito fortes.

Outros municípios como Itapetininga, Franca, Álvares Machado e Jarinu tem procurado a Coordenação de Programas da Juventude, com a intenção de que o curso, treinamento de habilidade, seja ministrado em sua cidade, facilitando a participação dos munícipes.

Esta atividade faz parte de requisito para as ONGs e Prefeituras que buscam recursos do Projeto Na Atividade, para realizarem trabalhos na prevenção às drogas. Todos participantes receberão certificados de 8 horas de curso.

Interessados em participar dos projetos e da capacitação poderão obter mais informações com o Coordenador Estadual da Juventude, Cleuder de Paula.

Projeto Na Atividade

Coordenação de Programas da Juventude