sex, 08/09/2023 - 06h04

“Vim pra ganhar todas as provas e deu certo”, comemora ginasta de SP

Das oito medalhas conquistadas na ginástica artística masculina pelo time paulista nos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto, seis delas vão para casa de Pedro Henrique Silvestre.

Com 16 anos, o ginasta colhe os frutos de muita dedicação nos treinos e comemora. “Vim com a expectativa de ganhar todas as provas que fosse competir e deu certo”, disse com um tímido sorriso no rosto.

Pedro Silvestre é aluno do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), órgão público da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de São Paulo voltado ao esporte de alto rendimento. Sua missão é promover o desenvolvimento de atletas e equipes competitivas nas categorias de base em busca do aperfeiçoamento técnico dos atletas, com apoio e suporte técnicos efetivos.

No COTP são oferecidas aulas em catorze modalidades, entre elas a de ginástica artística, no qual Pedro alcançou grande feito.

“Sinto muito feliz porque é uma boa conquista para mim conseguir mais visibilidade”, disse.

Pedro Silvestre brilhou e os resultados vieram nas categorias argolas, paralelas, salto e barra fixa. Foram quatro ouros em aparelhos, uma prata por equipes e um bronze no individual geral.

A delegação paulista segue na liderança de medalhas nos Jogos da Juventude com o total de 65 medalhas: 25 ouros, 24 pratas e 16 bronzes.

Sobre os Jogos

Evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, os Jogos da Juventude oferecem suporte para as modalidades olímpicas através de ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Desde 2000 os Jogos reúnem anualmente mais de 4.000 atletas com até 17 anos oriundos de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) participam das etapas classificatórias.

Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos Jogos da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.