seg, 15/04/2024 - 12h47

Vida de MVP: atleta do Programa Talento Esportivo acumula prêmios de melhor jogadora em Araçatuba

Bolsista do Programa Talento Esportivo coleciona títulos para projeto de basquete beneficiado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Com apenas 14 anos, Valentina Göetz coleciona títulos estaduais de campeã invicta, Jogadora Mais Valiosa (MVP) e cestinha, além de inúmeras medalhas. Sonhando com uma convocação para a seleção brasileira, a atleta, que é bolsista do Programa Talento Esportivo, recebeu pela terceira vez o prêmio de Melhor Jogadora pela Liga de Basquete do Centro-Oeste Paulista – LBC. Valentina participa do Projeto de Basquete Midas, uma iniciativa que conta com recursos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

Entre as curvas das estradas e as linhas das quadras de basquete de todo o país, Vera Pipoca, técnica e mãe dedicada, levava sua primogênita Valentina para as competições, marcando assim o início do amor pela modalidade. “Desde pequena, despertei o interesse pelo esporte, especialmente pelo basquete, pois acompanhava minha mãe nas viagens e ver a equipe em quadra despertou um grande amor em mim”, conta Valentina.

Aos 5 anos, Valentina disputou seu primeiro jogo, dando início a uma jornada triunfante no basquete. Aos 7, já estava em quadra representando o sub-13 do Araçatuba, cidade onde nasceu. Em 2017, ingressou no Projeto Basquete Midas, uma iniciativa coordenada por sua mãe, com aprovação da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, visando aprimorar suas habilidades e aumentar seu tempo em quadra.

Valentina (direita) com o prêmio de melhor jogadora pela LBC

“Em 2021, tive a oportunidade de jogar no Paraná pela minha categoria e conquistamos o título. Na competição ainda fiz parte do quinteto ideal e recebi o título de cestinha do campeonato. No ano seguinte, repeti a conquista, novamente sendo eleita para o quinteto ideal, e nossa equipe recebeu o título de campeã invicta pela LBC”, recorda.

O apoio financeiro pelo Programa Talento Esportivo foi viabilizado em 2023. Na mesma temporada, Valentina liderou seu time no Paulista sub-14, apesar de ser um ano mais nova que as outras competidoras, garantindo os títulos de MVP estadual, cestinha e campeã do torneio para Araçatuba.

“Mesmo sabendo que éramos uma categoria abaixo, decidimos entrar em quadra e dar o nosso máximo. Quando descobrimos que fomos campeãs ficamos extremamente felizes e orgulhosas. Superamos nossas expectativas, pois o triunfo foi mais do que um simples troféu; foi o resultado de todo nosso esforçou”, conta ela. A premiação ocorreu em Bauru, em 6 de abril, pela Liga de Basquete do Centro-Oeste Paulista, onde Valentina ficou com o prêmio de Jogadora Mais Valiosa e o Projeto de Basquete Midas com o de campeão.

O próximo desafio de Valentina é continuar treinando firme em busca de novas conquistas. Seu sonho é se tornar uma atleta profissional e, um dia, representar o seu país.

Projeto Basquete Midas

Fundado em 2017, o Projeto Basquete Midas é uma iniciativa aprovada pela Lei de Incentivo ao Esporte que tem como objetivo transformar a vida de crianças e jovens de Araçatuba por meio do basquete.

Atendendo cerca de 300 atletas, o Midas é reconhecido como uma verdadeira fábrica de talentos. “Nossa equipe feminina do sub-14 é bicampeã paulista e a equipe masculina do sub-21 foi vice-campeã nos Jogos Regionais, sem contar que o ex-pivô da seleção brasileira, Rafael Hettsheimeir, começou sua carreira aqui no Midas”, destaca orgulhosamente a fundadora e técnica Vera Pipoca.

Programa Talento Esportivo

O Programa Talento Esportivo é uma plataforma da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo que concede apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo (11) 3241-5822, Ramais 1160 e 1204.

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por Prefeituras no Estado de São Paulo.

Para mais informações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, acesse lpie.sp.gov.br.

*Fotos: Acervo pessoal