sáb, 09/03/2024 - 07h13
Compartilhar

Vem Bailar abre temporada em grande estilo com breaking

Estilo de dança que nasceu nos Estados Unidos é a maior novidade da programação para 2024

O Vem Bailar, programa do Governo de Sâo Paulo que valoriza a atividade física e o lazer para qualquer idade por meio da dança, abriu os trabalhos em 2024 com uma grande novidade. Pela primeira vez, o evento abrigou o breaking no seu calendário. A primeira etapa aconteceu na última sexta-feira (8), no ginásio do Conjunto Desportivo Baby Barioni.

“É uma festa de integração entre pessoas de todas as idades. A ideia do Vem Bailar é que pessoas dos 8 aos 80 participem”, disse a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis, que marcou presença nessa primeira etapa.

Breaking entrou pra ficar na programação do Vem Bailar

Como manda a tradição do Vem Bailar, a programação teve início com a dança de salão e seus diversos estilos, como forró, samba de gafieira, merengue e lambada.

“Foi tudo maravilhoso, tudo de bom. Eu sou tímida, mas quando estou dançando, sou outra pessoa, me transformo. Não me canso de dançar. Saio daqui energizada. Se pudesse voltar mais tarde para continuar dançando, voltaria. Se depender de mim, vou em todas as etapas do Vem Bailar”, disse Ednar Silva, 63 anos.

A segunda parte da programação contou com o street dance. Primeiro foi o hip hop, que, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, teve a apresentação de um grupo composto exclusivamente por mulheres 60+. Na sequência, o breaking, estreante da noite, foi quem tomou conta, com batalhas entre b-boys, b-girls e crianças.

“O breaking é esporte e é saúde. Ele salvou a minha vida. O Vem Bailar é uma boa oportunidade para aqueles que não conhecem a cultura da dança de rua e têm interesse em saber mais”, destacou a b-girl Iaiá.

Estilo de dança nascido nas ruas do Bronx, nos Estados Unidos, na década de 70, o breaking vive um ano de estreias. Além do Vem Bailar, a modalidade estreia no programa olímpico, em Paris.

O Baby Barioni, na capital paulista, foi apenas a primeira parada do Vem Bailar em 2024. O programa passa por oito cidades ao longo do ano: São José dos Campos (22/3), Itanhaém (14/4), Campo Limpo Paulista (22/4), São Vicente (a definir), Praia Grande (25/5), São José do Rio Preto (a definir), Ribeirão Preto (a definir), São Bernardo do Campo (4/7) e Jacareí (20/7).

*Fotos: Eder Gomes