dom, 26/07/2015 - 09h59

Vem aí a etapa estadual do Jeesp

Município de Lindóia sediará jogos escolares do estado a partir do dia 08 de agosto.

Depois de quebrar recordes e destacar novos talentos do esporte na etapa regional, no mês de junho, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Jeesp – já tem data e local definidos para a primeira seletiva estadual, categoria mirim e infantil, para atletas entre 12 e 17 anos de idade: 08 de agosto, na cidade de Lindóia.

Na seletiva, que tem execução da Associação Brasileira dos Profissionais de Educação Física e Esporte – Abrapefe, serão disputadas as modalidades de luta olímpica, badminton e vôlei de praia. São aguardados para o período mais de 100 atletas além de equipes técnica e organizadores do evento.

O município, localizado a cerca de 200 km da capital paulista já está sendo considerado como o mais novo polo do esporte escolar do país. Desde 2012, Lindóia e região recebem as finais do Jeesp, reunindo mais de 15 mil atletas de escolas públicas e privadas do estado de São Paulo e, mais de 200 profissionais ligados à área de educação física e desporto.

Os finalistas da etapa que acontecerá em Lindóia garantem vaga para representar São Paulo, na maior competição nacional escolar, os Jogos Escolares da Juventude, campeonato promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB, responsável por destacar grandes nomes do esporte de rendimento no país.

Para se ter uma ideia da importância da seletiva estadual do Jeesp frente ao desenvolvimento do esporte no país, vale destacar que, dos 600 atletas da delegação brasileira que estará em Toronto representando o país nos Jogos Pan-americanos, noventa já passaram pelos Jogos Escolares da Juventude. Somente no atletismo, o Brasil contará com 31 atletas com passagem pelos Jogos Escolares da Juventude. No basquete, sete das 15 atletas convocadas já disputaram a competição estudantil. Ciclismo, futebol, ginástica rítmica, handebol, luta olímpica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa e vôlei são as outras modalidades que contarão com atletas dos JEJ’s.

O Jeesp é uma realização do Governo de São Paulo através das Secretarias Estaduais de Educação, e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude – SELJ e tem como seu principal objetivo a promoção da prática esportiva, integração e intercâmbio entre os alunos das Unidades Escolares da rede de ensino pública e privada de todo estado de São Paulo, favorecendo ainda a descoberta de novos talentos esportivos, e a fomentação do desporto escolar no Estado.

Sobre o evento

O Jeesp, devido sua grande proporção e participação de alunos/atletas foi dividido em 04 etapas distribuídas por modalidades e rede de ensino.

Na etapa I, participam apenas alunos regularmente matriculados de escolas estaduais nas modalidades coletivas (futsal, basquete, handebol e vôlei) além do tênis de mesa e xadrez.

Já na etapa II, são disputadas as mesmas modalidades, porém apenas alunos de escolas municipais, particulares e escolas técnicas federais podem ser inscritos.

Na disputa feita na etapa III, não são feitas distinções quanto o tipo de rede de ensino, mas apenas das modalidades, que deverão ser individuais.

Existe ainda um cruzamento de atletas ou equipes (vencedores da etapa I x II) durante as disputas da IV etapa. Nela os vencedores de cada seletiva regional, disputado na etapa III disputam entre si uma vaga para representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude – etapa nacional, promovido pelo COB.

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo se configuram como uma das mais abrangentes competições estudantis do país, reunindo mais de 350 municípios do estado de São Paulo.

As competições são uma realização do Governo do Estado de São Paulo através das secretarias estaduais de Educação; Esporte, Lazer e Juventude; Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia com execução da: Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo, Federação Paulista de Atletismo, Federação Paulista de Ciclismo, Federação Paulista de Judô e Associação Brasileira dos Profissionais de Educação Física e Esporte – Abrapefe.

SERVIÇO

Seletiva Estadual – Modalidades Badminton, Vôlei de Praia e Luta Olímpica (categoria mirim)

Local: Lindóia e Águas de Lindóia.

Quando: 08 de agosto

ENTRADA FRANCA