SP sobe ao pódio 37 vezes com a natação e revela promessa
Estado disparou na conquista e lidera a competição com 103 medalhas
Os atletas que representam o Estado nos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto, seguem dando show nas competições. As conquistas não param e a natação se consolidou como a modalidade que mais trouxe medalhas para São Paulo até aqui. A somatória chega a impressionantes 37 pódios em diferentes estilos apenas para a natação. Dezoito deles no posto mais alto, dez são de prata e sete de bronze.
Destaque para a nadadora Larissa Borba, de 17 anos, que garantiu seis dos dezoito ouros conquistados pela natação nos Jogos. A nadadora já é considerada promessa para a modalidade. As últimas provas disputadas na natação aconteceram na quinta-feira (14).
Larissa, que é corintiana, tanto como torcedora, quanto como atleta, brinca que antes de se dedicar integralmente para a natação treinou judô e fez balé. “Por um tempo eu fiz judô, balé e toquei flauta. Minha vida era uma loucura. Mas aí foi afunilando, até que ficaram só o judô e a natação. O judô perdeu uma atleta”, brincou a nadadora em entrevista publicada no Comitê Olímpico Brasileiro, organizador dos Jogos.
A atleta ainda revelou que não gosta de nadar costas. Curiosamente foi campeã nos 50m e 100m costas. Agora, ela irá defender o Brasil no Campeonato Sul-americano Juvenil, que será realizado de 16 a 20 de setembro em Buenos Aires.
Os Jogos da Juventude seguem até sexta-feira (16) na cidade de Ribeirão Preto. Todos os atletas do estado foram classificados por meio dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), que movimentou mais de 200 mil pessoas nas 8 Regiões Esportivas.
Desde 2000 os Jogos reúnem anualmente mais de 4.000 atletas com até 17 anos oriundos de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) participam das etapas classificatórias.
Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos Jogos da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.
*texto com informações do COB
*foto Beto Noval/COB