ter, 20/02/2018 - 05h38

SELJ realiza cerimônia de apoio de estatais paulistas a projetos desportivos aprovados no âmbito da Lei Federal de Incentivo ao Esporte

Cerca de 7.500 crianças e adolescentes serão beneficiados com o apoio de sete estatais paulistas

Nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) realizou no Palácio dos Bandeirantes a cerimônia de apoio de estatais paulistas a projetos desportivos e paradesportivos aprovados no âmbito da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que estabelece diretrizes para incentivos e benefícios com o objetivo de fomentar atividades de caráter desportivo. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckimin, do secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Paulo Gustavo Maiurino e autoridades estaduais e municipais.

No Estado de São Paulo, a Lei é regulamentada pelo Decreto 61.700/2015, que estabelece normas para o dispêndio por parte de empresas controladas pelo Estado (estatais paulistas) de recursos dedutíveis do imposto de renda devido para a execução de projetos desportivos e paradesportivos aprovados pelo Ministério do Esporte.

Após solicitação das entidades e análise técnica, a pasta indicou onze projetos desportivos para receberem o apoio de sete estatais, totalizando um valor de aproximadamente 4 milhões de reais. Cerca de 7.500 crianças e adolescentes serão beneficiados com o apoio das empresas controladas pelo Estado. Os projetos desportivos e paradesportivos apoiados são socioeducacionais, de inclusão social e comunitários, paralímpicos e de alto rendimento.

As Estatais: Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp),  Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), Companhia Energética de São Paulo (Cesp), Companhia Paulista de Parcerias (CPP) e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), apoiarão onze projetos desportivos e paradesportivos apresentados por dez entidades. São elas:

Associação Bauruense de Desportes Aquáticos

O Projeto ADBA Natação visa oferecer estrutura e treinamento com o intuito de fazer com que uma equipe de natação participe de campeonatos, visando obter resultados e integrar pessoas.

O Projeto ADBA Natação Paralímpica visa revelar novos talentos para a natação paralímpica de Bauru, bem como constituir e manter uma equipe.

Associação Beneficente de Esportes e Cultura de Rio Claro

Projeto visa fomentar a prática do ciclismo na cidade de Rio Claro, como forma de transporte, transformação social e competição nas categorias de base.

Associação de Judô Rogério Sampaio

Projeto social que visa oferecer aulas de judô para 150 crianças e adolescentes de Santos e São Vicente, no contraturno escolar, visando a inclusão por meio do desporto educacional.

Associação Nacional do Esporte

Projeto social que visa atender 720 crianças e adolescentes matriculados nas escolas da Baixada Santista. Projeto reconhecido pela UNESCO, sendo indicado pelo Ministério das Relações Exteriores e Itamaraty para representar o Brasil como concorrente ao Prêmio UNESCO Hamdan

Esporte Clube Pinheiros

O objetivo é beneficiar inúmeros atletas inscritos nas modalidades olímpicas de canoagem, polo aquático, saltos ornamentais, natação, remo, atletismo, ginástica artística, levantamento de peso, vôlei, basquete entre outros. Este projeto também desonera o Estado, uma vez que o clube firmou um convênio com a pasta para assumir sem custo algum para o Estado o Centro de Formação de Atletas do Estado nas modalidades handebol, esgrima e futsal.

Instituto Chuí

Projeto liderado pelo ex-atleta de basquetebol Chuí que visa formar atletas olímpicos (30 adolescentes) na região de Franca.

Instituto Gabriel Medina

Projeto de surf visa organizar equipes de treinamento (40 adolescentes) para participarem de campeonatos representativos nas esferas municipais, estaduais, federais e internacionais.

Instituto Passe de Mágica

Projeto social de basquetebol liderado por “Magic” Paula que visa atender mais de 500 crianças em regiões de alta vulnerabilidade no município de Diadema e na região sul de São Paulo.

Instituto Sports

Campeonato internacional de Tênis

Prefeitura do Município de Piracicaba

Projeto social que visa atender cerca de 6 mil  crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, realizando festivais esportivos em um total de 19 modalidades, como atletismo, canoagem, damas, futebol de campo, futsal e xadrez.

Fotos do evento:

Evento de Apoio de Estatais Paulistas a projetos desportivos aprovados no âmbito da Lei Federal de Incentivo