qui, 10/09/2015 - 04h01
Compartilhar

SELJ realiza 2ª Capacitação de Drogas e Álcool do Programa Na Atividade

A SELJ – Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude por meio da CPJUV – Coordenação de Programas da Juventude, realizou quarta-feira (09) no Espaço da Juventude, na sede da secretaria, a 2ª Capacitação de Drogas e Álcool do Programa “Na Atividade”, em parceria com a COED – Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, da SEDS – Secretaria de Desenvolvimento Social. Participaram 51 pessoas, de 11 municípios, entre eles: São Paulo, Cotia, Batatais, São Bernardo do Campo, Taubaté, Peruíbe, Guarujá, Santos, São Vicente, Americana e Cosmópolis.

image4Os trabalhos foram coordenados pelo Prof. José Florentino, em conjunto com  Claudemir dos Santos, do COED. Durante o debate o público que era diversificado, receberam informações sobre drogas, álcool, conceitos, critérios diagnósticos, entrevista motivacional, prevenção ao uso e abuso de drogas e álcool e fatores de proteção e de risco entre outras informações importantes, o projeto e a ação do: Na Atividade, apresentando e falando dos projetos  que realizam em seus municípios.

Na Atividade é um programa da SELJ, por meio da Coordenadoria de Programas para a Juventude, que possui ações de liberação de recursos a projetos que promovam a prevenção às drogas, por meio do esporte.

“É sempre gratificante e oportuno entender os projetos de prevenção às drogas realizados nos municípios que estão participando da capacitação, alguns  deles estão horas distantes da capital. A disposição dos participantes em buscar informações e levar esse conhecimento para aprimorar seus projetos e obter o êxito esperado, nos faz pensar que o papel e os objetivos da SELJ e da SEDS é fundamental para construirmos, política condizentes para que todos do Estado de São Paulo, tenham acesso a prevenção às drogas.” afirmou o Prof. José Florentino.

image2A próxima capacitação deverá acontecer em 15 dias, porém a CPJUV esta estudando os convites para realizar-lá de forma específica fora da sede, facilitando que os municípios mais distantes da capital, sejam alcançados.

O Secretário Estadual, Jean Madeira, quer ver o Na Atividade como programa e diante da procura e da necessidade da prevenção às drogas para os jovens, inclusive com grade de eventos e atividades para mais informações e enriquecimento do tema, voltado para os profissionais prevencionistas dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Para 2016, teremos novidades!

Para obter mais informações por e-mail: juventude@sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3241-1198, com o Coordenador Estadual da Juventude, Cleuder de Paula.

por André Guimarães, e contribuição de José Florentino