qua, 29/05/2019 - 01h44

Secretaria de Esportes reconquista a coordenação dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI)

Competição foi criada na década de 90 pela pasta para atender a melhor idade.

Fotos: Divulgação/PMSS e Adriana Massa

A partir do mês de abril, os Jogos Regionais dos Idosos (JORI) são, inteiramente, de responsabilidade da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo após o decreto assinado pelo governador João Doria e divulgado no Diário Oficial. Antes, as atividades eram supervisionadas pela Secretaria de Governo, por meio do Fundo Social de São Paulo.

O JORI é um campeonato estadual desenvolvido para incluir e valorizar a terceira idade com atividades esportivas, além de proporcionar saúde e bem estar aos idosos. Por cinco anos, a organização e coordenação foram supervisionadas pelo Fundo Social, envolvendo as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde. Mas este ano, o governador Doria designou a transferência dessas atribuições à pasta, fundadora do evento em 1996.

Segundo Aildo Rodrigues, secretário de Esportes do Estado, reconquistar a coordenação dos Jogos Regionais dos Idosos é mais um grande passo desta gestão. “É primordial liderar o evento pela potência e credibilidade que possui no setor esportivo, além da importância que ele proporciona à melhor idade, público que merece mais atenção e respeito de todas as esferas”, diz secretário.

Com este passo, cabe à Secretaria de Esportes representar o Estado na celebração das práticas esportivas, mantendo o espírito dos jogos e respeitando a terceira idade: os principais protagonistas dessa competição.