ter, 09/05/2023 - 03h20

Secretaria de Esportes promove calendário esportivo e SP Olímpico no interior

Encontro destacou jogos e competições promovidas pela pasta estadual e ampliou diálogos com prefeitos, vice-prefeitos e secretários

No dia 8 de maio, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de São José do Rio Preto e região participaram do encontro de apresentação do calendário esportivo de competições promovidas pela pasta de esportes estadual e do projeto-piloto SP Olímpico. O evento foi realizado no Teatro Sesi Waldemar de Oliveira Verdi e contou com a presença da secretária de Estado de Esportes, coronel Helena Reis.

“É muito importante a integração do Estado com os municípios na organização de eventos esportivos”, destacou a secretária.

Anfitrião do encontro, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, reafirma o compromisso com o esporte na região. “Temos um secretário [Fábio Marcondes] comprometido com a pasta e com os atletas da cidade. Nosso município vive um grande momento”, disse.

Além da secretária de esportes Helena Reis, participaram da reunião o secretário executivo da pasta José Roberto de Oliveira Souza e o coordenador de Estado de Esportes Paulo Sérgio Merino. Os convidados foram recepcionados na unidade do Sesi pela diretora regional, Silvia Helena. São José do Rio Preto integra a 6ª Região Esportiva e tem como diretora Cristiane Jatobá Zioti.

Os encontros promovidos pela Secretaria de Esportes objetivam ampliar o diálogo direto com as secretarias municipais, ouvindo as dificuldades e sugestões de melhorias de acesso ao esporte nas regiões. Iniciadas em março, ocorreram em Presidente Prudente, Bauru, Marília, Araçatuba, Santos, Campinas, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Gavião Peixoto.

SP Olímpico
O SP Olímpico visa a expandir os benefícios do esporte para crianças e adolescentes, com incentivo às práticas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei. O programa será desenvolvido, principalmente, nas escolas municipais e estaduais, com a participação dos professores.

Neste início, o projeto-piloto será implantado em dez cidades: Araçatuba, Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e São José do Rio Preto. Receberá o investimento de R$ 150 milhões da gestão atual e qualificação de 600 professores de educação física.