qui, 07/03/2024 - 03h50

Secretaria de Esportes inaugura pista de skate em Maracaí

Equipamento é o 38º do tipo entregue pela SESP desde janeiro de 2023

A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (7) a Pista de Skate do Jardim Santa Olga, no município de Maracaí. A cerimônia de entrega contou com a presença do secretário executivo da Secretaria de Esportes, Beto Souza, representando a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis, o Prefeito Municipal de Maracaí, Paulo Eduardo da Silva, a secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Maracaí, Flávia Nunes de Souza Vieira, entre outras autoridades locais.

O Governo de São Paulo desembolsou R$ 198.923,08 no equipamento, que é composto por cinco tipos de rampa (rampa 45º, rampa quarter 4,8m, rampa quarter 6,0m, rampa jumpramp e rampa spine). Nos últimos dois anos, Maracaí recebeu duas Arenas Lazer, investimento que custou mais de R$ 1 milhão.

“Temos planos para futuras entregas em Maracaí. Queremos trazer de volta a criança e o jovem para os equipamentos esportivos, para o lazer ao ar livre”, ressaltou Beto Souza.

A pista de skate é vizinha a uma Arena Lazer, inaugurada em 2022. Os dois equipamentos estão distantes apenas 8 metros.

“Esse espaço era um campo vazio, mal conservado, e, em parceria com a Secretaria de Esportes do Estado, transformamos em uma praça esportiva. Essa pista, juntamente com a Arena Lazer, vai mudar vidas”, disse o prefeito Paulo Eduardo.

Essa é a 38ª pista de skate entregue pela Secretaria de Esportes do Estado desde janeiro de 2023. Já são 37 cidades contempladas com esse tipo de equipamento.

Maracaí no mapa do skate

Maracaí tem pouco mais de 14 mil habitantes. Desse total, pelo menos 20, segundo os próprios skatistas locais, se aventuram sobre um shape. É nessa pequena parcela que está Leonardo Lopes, 28 anos, um dos mais assíduos skatistas da região.

Ele considera a inauguração da pista no Jardim Olga o início de uma nova era esportiva em Maracaí.

“Essa pista vai atrair muitas crianças, teremos novos praticantes do skate em Maracaí. Há alguns meses esse espaço era um pasto, mas agora temos onde andar com segurança”, disse Leonardo, que tem o skate como filosofia de vida. “O skate me ensinou sobre respeito. Graças a ele eu aprendi a sociabilizar, conversar com qualquer pessoa de igual para igual.”

Leonardo e José: duas gerações do skate de Maracaí

Ainda aprendendo a executar as primeiras manobras, José Ferreira, 11 anos, estava emocionado com o novo equipamento esportivo. “Ando de skate desde 2023 e eu nem consigo expressar em palavras o que essa pista representa para mim. Quero vir aqui todos os dias!”.

Tanto José quanto Leonardo podem levar seus skates para a pista do Jardim Santa Olga todos os dias e a qualquer momento, já que o local fica aberto 24 horas, com iluminação artificial a partir do anoitecer.

Serviço:

Inauguração de Pista de Skate no Jardim Santa Olga, em Maracaí
Onde: Rua Santa Luzia, s/n – Jardim Santa Olga – Maracaí (Próximo à Arena Lazer do Jardim Santa Olga)
Horário de funcionamento: todos os dias, 24 horas

*Fotos: Ricardo Tito e Matheus Candeloro