sex, 13/10/2023 - 01h50

Secretária de Esporte de S. José dos Campos vai de atleta a torcedora nos Jogos Abertos

Kátia Riêra Machado competiu no vôlei e tem um 3º lugar como melhor resultado

Líder na classificação geral dos Jogos Abertos do Interior 2023, São José dos Campos tem em sua delegação uma importante figura que conhece os meandros da competição: Kátia Riêra Machado, secretária de Esporte e Qualidade de Vida da cidade.

Kátia é uma ex-jogadora de vôlei e disputou algumas edições dos Jogos Abertos. Ela guarda com carinho as lembranças de concentrações e jogos pelo interior paulista. “Disputei ininterruptamente de 1979 a 1983. Parei e voltei no início dos anos 90. É uma competição muito importante, era uma honra vestir a camisa e jogar pelo meu município. Além da disciplina e do respeito ao jogo e ao adversário, o que eu levo dessa época são as amizades que fiz. Falo até hoje com colegas que atuaram comigo”, diz ela, que tem acompanhado os Jogos in loco, muitas vezes no alojamento com atletas e comissões técnicas.

Kátia Riêra defendeu São José dos Campos nos Jogos Abertos

Nascida em Itajubá (MG), Kátia fez carreira em São José dos Campos. Formou-se em Odontologia na cidade. Nos tempos de atleta, era atacante de meio. Teve a chance de fazer testes em clubes de Santa Catarina e Rio de Janeiro, mas, por circunstâncias da vida, não avançou. “Bati na trave”, lembra.

O vôlei de São José dos Campos está ‘voando’ nestes Jogos Abertos. O time feminino sub-21 está na final, enquanto o masculino sub-21 joga as semifinais. Os dois títulos podem garantir por antecipação o troféu de campeão à cidade, o que representaria o pentacampeonato seguido. Precavida, Kátia prefere não comemorar antes da hora.

“Não falaria em hegemonia. Precisamos ser bem pés no chão, respeitar os nossos adversários. Vamos um passo de cada vez. O título é importante para a cidade, mas a meta principal é participar bem. O resultado é consequência do trabalho”, finaliza a secretária.

Sobre os Jogos Abertos do Interior

Maior torneio poliesportivo da América Latina, os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni acontecem desde 1936, quando Monte Alto, no interior paulista, recebeu delegações de outras cinco cidades para disputas de basquete. Em 2023, os Jogos chegam à sua 85ª edição, confirmando a fama de evento mais tradicional do calendário da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Hoje, os Jogos movimentam cerca de 8 mil atletas de 192 cidades, em 28 modalidades. Atletas e delegações se hospedam em escolas municipais e estaduais. Todos os classificados para a competição saíram dos Jogos Regionais, que acontecem nas oito regiões esportivas do estado de São Paulo.

*Fotos: Rogério Marques e Bob Nunes