SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G031MID06L221QFKKR01
Z7_086423G031MID06L221QFKKRI4

Trio do Jeesp paralímpico vive expectativa para convocação da seleção brasileira de goalball

Atletas lutam por vaga na equipe que vai para os Jogos Parapan-Americanos da Juventude, no Chile

10/07/2025
Foto ilustrativa

(Fotos: Jéssica Mariz)

Ana Beatriz, Gabriela Cristina e Ana Júlia têm muito mais em comum do que o fato de terem participado da quarta e última etapa paralímpica dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp). Elas também são atletas da seleção brasileira sub-23 de goalball.

Do trio, Ana Beatriz, 17 anos, é a mais experiente, já tendo defendido o país em outras oportunidades. Ja Gabi, 17, e Ana Júlia, 16, foram pré-convocadas para um período de treinamentos com a comissão técnica da seleção e ainda aguardam a primeira chamada oficial. Elas vivem a expectativa pela lista de convocadas para os Jogos Parapan-Americanos da Juventude, que acontece em novembro, em Santiago, no Chile.

"Fui convocada pela primeira vez após o técnico da seleção observar um treino meu. Ele gostou e me chamou. Poder representar meu país é uma sensação muito boa", diz Ana Beatriz, 17 anos, que tem tradição familiar no goalball: seus pais praticaram a modalidade. "Fui chamada pela seleção em junho para um período de treinos. Entrei em pânico, mas fingi normalidade", lembra Gabriela, cujo impacto inicial com o goalball não foi dos mais positivos. "Eu não gostava, achava um esporte muito parado. Mas fui me apaixonando com o tempo."

Da esquerda para a direita, Ana Beatriz, Gabriela Cristina e Ana Júlia

Os jogos de goalball da quarta etapa do Jeesp paralímpico serviram como seletiva para a formação do Time SP que vai aos Jogos Escolares Brasileiros Paralímpicos, marcado para novembro, em São Paulo. Ana Beatriz, Gabi e Ana Júlia estão entre as seis atletas que defenderão o estado no torneio nacional.

"É o meu último ano de Jeesp. Disputo desde 2022 e já ganhei três medalhas. É uma competição que oferece aos atletas a oportunidade de ensinar e aprender", conta Ana Beatriz. "Tecnicamente, [o Jeesp] é de alto nível. Tem que dar o melhor de si para conquistar os resultados", destaca Ana Júlia.

O Jeesp paralímpico 2025 reuniu 585 paratletas de 11 a 18 anos em quatro etapas, todas elas realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. A competição é uma iniciativa conjunta entre as secretarias estaduais de Esportes, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação e da Fedeesp.

Veja quantos atletas participaram de cada etapa do Jeesp paralímpico 2025:

1ª etapa - bocha, futebol PC (paralisados cerebrais), badminton, tênis de mesa e vôlei sentado: 116 atletas
2ª etapa - atletismo intelectual: 181 atletas
3ª etapa - atletismo físico e visual: 130 aletas
4ª etapa - natação físico, visual e intelectual, goalball e judô: 158 atletas

Complementary Content
${loading}