O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) recebeu na última semana a terceira de quatro etapas paralímpicas dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo. A competição é organizada em parceria entre as secretarias estaduais de Esportes, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação e da Fedeesp.
Assim como havia acontecido na segunda etapa, o atletismo foi a única modalidade em disputa. Mas, dessa vez, as provas reuniram atletas com deficiência física e visual. Em três dias de competição, o CTPB reuniu 130 atletas com idade entre 11 e 18 anos de 40 municípios.
"O Jeesp é uma oportunidade de conhecermos atletas de outros municípios e de se desenvolver tecnicamente", diz Isadora Lohany, 17 anos, atleta que representou Itapetininga nos 100m e 200m e que tem um sonho. "Preciso melhorar meu tempo para conseguir uma vaga nas Paralimpíadas de Los Angeles, em 2028. Até lá tenho algumas provas para baixar meu índice."
O Jeesp paralímpico entra em sua fase final a partir desta terça-feira (1º), com as disputas de natação, goalball e judô. Os atletas com as melhores marcas nessa fase classificatória garantem vaga na delegação do Time SP que vai aos Jogos Escolares Brasileiros Paralímpicos, marcado para novembro, em São Paulo.