SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G031MID06L221QFKKR01
Z7_086423G031MID06L221QFKKRI4

Só falta o Jeesp: sensação da ginástica quer 'gabaritar' competições da Sesp

Lucas Chinue tem 10 anos e já venceu Jogos Abertos do Interior, Jogos Regionais e Jogos Abertos da Juventude

04/08/2025
Foto ilustrativa

(Fotos: Arquivo pessoal)

Praia Grande vai ganhar muito em breve um reforço de peso para as disputas da ginástica artística nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp). Aos 10 anos, Lucas Chinue, promessa do município na modalidade, se prepara para entrar em cena na competição e completar um ciclo de conquistas.

Lucas 'carimbou' todas as suas participações em eventos organizados pela Secretaria de Esportes do Estado de SP. Ele foi ouro no individual e por equipes nos Jogos Abertos do Interior, em 2024, nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos da Juventude, em 2025. Agora, vive a expectativa de sua primeira participação no Jeesp para buscar a medalha que lhe falta.

"O Jeesp é a maior competição escolar do estado. Tenho muita vontade de participar e ganhar muitas medalhas para a minha cidade", diz Lucas, que tem o campeão olímpico Arthur Zanetti como principal referência e, assim como o ídolo, é especialista nas argolas.

A ginástica apareceu de maneira casual na vida de Lucas. Ele praticava outras modalidades, como surfe e judô, mas um convite acabou definindo a sua preferência esportiva.

Lucas (centro) já venceu três importantes competições do calendário da Sesp

"O Lucas sempre teve muita força, facilidade para se pendurar nas coisas, mas nunca havíamos pensado em ginástica para ele. Até que a professora de Educação Física dele sugeriu uma avaliação na modalidade e ele se identificou de cara. Foi um acaso que deu certo. O Lucas gosta de ficar vendo vídeos do Arthur Zanetti. É um menino muito dedicado, não falta a um treino, se irrita quando erra um movimento", diz a mãe, Priscila Martins.

Embora não tenha participado do Jeesp 2025, Lucas deixou sua marca na competição. Ele conduziu a tocha e acendeu simbolicamente a pira na cerimônia de abertura, ocorrida na última sexta-feira (1), na Praia Grande.

"Em dois anos o Lucas evoluiu muito tecnicamente. Ele tem potencial. Só não podemos esquecer que ele é uma criança, então os processos precisam ser respeitados, sem cobrança excessiva. Ele ainda está sendo lapidado", observa Daniel Melo, diretor do departamento de Alto Rendimento da Praia Grande.

A pouca idade não é um empecilho para Lucas projetar o que quer para a carreira de ginasta. O garoto é certeiro ao listar seus principais objetivos. "Meu sonho é disputar uma Olimpíada e realizar o triplo mortal carpado."

As provas de ginástica artística no Jeesp 2025 reuniram 75 atletas nas categorias mirim e infantil, que competiram em uma única etapa, realizada no Centro de Excelência Esportiva, em São Bernardo do Campo.

Complementary Content
${loading}