O Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo, equipamento mantido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, segue sendo uma manancial de talentos para o esporte nacional. Três atletas que treinam no complexo esportivo foram convocados para a seleção brasileira que disputa os Jogos Pan-Americanos Junior, que acontece de 18 a 22 de agosto, em Assunção, no Paraguai.
Eduardo Cardoso, do lançamento do martelo, Thiago Borges, do lançamento do dardo, e Bianca Ferreira, dos 200m e 400m, estão escalados para o torneio, que reúne atletas de 12 a 23 anos de 41 países das Américas do Sul, Central e do Norte e Caribe. Na última edição do Pan, em Cali, há quatro anos, o Brasil liderou o quadro de medalhas, com 163 premiações.
"[A convocação] é fruto do trabalho que venho fazendo com os profissionais do Centro de Excelência. É uma grande responsabilidade representar o meu país. Estou 100% focada em poder dar o meu melhor", destaca Beatriz, 20 anos, atleta do Centro de Excelência desde 2023.
Atualmente, o Centro atende 140 atletas – 70 no judô e 70 no atletismo – com idade entre 14 e 21 anos. As peneiras para o recrutamento de novos atletas acontecem uma vez por ano. Para mais informações sobre os processos seletivos, entre em contato pelo e-mail gabinete.esportes@saobernardo.sp.gov.br.