Com apenas 16 anos, Yasmin Henrique cavou um lugar na história do karatê brasileiro. Beneficiária do Programa Talento Esportivo, plataforma de financiamento da Secretaria de Esportes do Estado de SP, a atleta brilhou no Mundial sub-21 de Jesolo, na Itália, e é agora a primeira karateca do país a chegar a uma final de um torneio deste nível em qualquer categoria.
Yasmin ficou com o vice-campeonato mundial na modalidade Kata, que é uma apresentação que combina movimentos de ataque e defesa, sem contato físico com um adversário. No caminho até a disputa do ouro contra a japonesa Takata Azusa, ela venceu cinco adversárias.
“A sensação é de dever cumprido. Esse resultado é fruto de muito treino. Quando viajei para o Mundial, a meta era fazer a melhor competição da minha vida. Desde criança sonho em estar num Mundial. Foi surreal chegar à final. A medalha não foi da cor que eu desejei, mas sei que estou no caminho certo”, conta Yasmin, que tem uma irmã gêmea, Gabrielle, também karateca e bolsista do Programa Talento Esportivo.
O Mundial não foi o encerramento da temporada para Yasmin. Ela ainda tem em vista o Brasileiro de base, o Brasileiro senior e, para fechar o ano, os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, competição realizada pela Sesp. Superados esses três compromissos, a karateca poderá descansar enquanto faz planos para 2025.
“Espero seguir integrando a seleção brasileira, representar o meu país no Sul-Americano e Pan-Americano, além das competições nacionais e ligas mundiais”, prevê Yasmin.
Programa Talento Esportivo
O Programa Talento Esportivo é uma plataforma da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo que concede apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo (11) 3241-5822, Ramais 1160 e 1204.