qui, 27/04/2023 - 11h25

São João da Boa Vista sedia 12ª etapa do curso técnico Paralímpico

São João da Boa Vista recebe o Programa de Desenvolvimento Paralímpico entre os dias 25 e 28 de abril, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que objetiva fomentar capacitação técnica, teórica e prática a estudantes e profissionais da educação física.

Cerca de 24% da população brasileira se reconhece como pessoa com deficiência, de acordo com IBGE. “Temos em torno de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Por isso, essa iniciativa visa a atender áreas na nossa região para oferecer condições de capacitação aos nossos professores”, reitera a prefeita da cidade, Maria Teresinha de Jesus Pedroza, à mesa de abertura do evento.

A cidade de São João da Boa Vista é considerada uma das referências no meio paralímpico, e a cada dia vem contribuindo com a qualificação e desenvolvimento de cidadãos deste segmento paradesportivo.

A coordenadora de Paradesporto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mayra Barbosa, explica que a iniciativa de suporte e capacitação técnica a profissionais surgiu com a necessidade de aumentar o número de praticantes em modalidades paralímpicas.

“Das 645 cidades paulistas, no máximo, tínhamos apenas 20 municípios participantes de modalidades. Por meio de fomento de cursos aos professores, encontramos uma alternativa para que crianças tivessem acesso ao conteúdo dentro das escolas, dos clubes e das instituições de reabilitação. Observamos, em seguida, o aumento de crianças e municípios participantes”, disse.

Além de aplicação de conceitos e técnicas, o programa contribui para o desenvolvimento dos fundamentos básicos e das adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades individuais e coletivas.

O analista Sociocultural da Inspetoria Regional de Esporte de São João da Boa Vista, Carlos Vicente Nogueira, informa que o programa objetiva se tornar a base estrutural para o esporte paralímpico e reforçou sobre a importância da parceria entre o Estado e municípios.

Participaram também da mesa de abertura, Vitor Estevan, representando a Diretora de Educação Municipal, o diretor Municipal de Esportes e Lazer, e o reitor da Unifae, Marco Aurélio Ferreira.

Projeto Paralímpico

O curso gratuito, com aulas teóricas e práticas, capacita professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

As aulas práticas contam com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades: atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.

Até o momento, foram capacitados mais de 3500 participantes em mais de 40 etapas realizadas em cidades do interior e capital do Estado de São Paulo.

Com um calendário de 28 etapas para este ano, 20 municípios já foram escolhidos para sediar o curso paralímpico em 2023. Confira a agenda! Para mais informações, acesse www.paralimpico.com.br.