qua, 19/04/2023 - 03h33

São Bernardo sedia Jogos da Melhor Idade (JOMI) do Estado

São quase 2 mil atletas da melhor idade de 26 cidades da 1ª Região Esportiva que disputam as 14 modalidades até o dia 23 de abril

A secretária de Estado de Esportes, Coronel Helena Reis, participou da cerimônia de abertura dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), realizada na terça-feira (18), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em São Bernardo do Campo. Com atletas a partir de 60 anos de idade e 14 modalidades esportivas, a etapa é classificatória à final estadual, que ocorre em São José do Rio Preto, de 26/6 a 2/7.

“Emoção é a primeira palavra que define o JOMI. Como é bom sentir essa emoção, ver a participação de tantos atletas da melhor idade. Praticar esporte significa qualidade de vida, saúde, integração e pertencimento. É muito importante incentivar esse tipo de competição, mas, para isso, precisamos de projetos, envolvimento, estrutura física e professores para que os times se desenvolvam diariamente e participem de eventos como este”, disse a secretária, ao ressaltar a relevância da parceria entre Estado e cidades, e parabenizou São Bernardo do Campo por todo o aparato físico e organizacional para a realização dos jogos.

“São Bernardo tem hoje nosso Centro de Excelência Esportiva, absorvendo toda a demanda que tínhamos no Ibirapuera. Hoje sedia um centro pelo qual passam atletas medalhistas que representam o Brasil e estado de São Paulo perante o mundo. Obrigada por essa parceria, por incentivar que pessoas busquem o esporte.”

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, reitera importância do esporte nas práticas diárias, independentemente da idade. “Grande parte dos atletas com mais de 60 anos não começaram cedo porque não existe idade para começar um exercício, a idade para você descobrir o esporte é quando seu organismo precisa. Tem um dilema que é verdadeiro: primeiro, quanto mais próximos dos esportes estão os jovens, mais longe estão das drogas. Para os idosos, quanto mais perto dos esportes, mais longe dos remédios.”

O evento foi marcado com o desfile das delegações, juramento dos atletas e acendimento de pira olímpica. São cerca de 2 mil participantes de 26 municípios da 1ª Região Esportiva inscritos nas 14 modalidades disputadas entre os dias 17 a 23 de abril.

De São Bernardo do Campo, participaram ainda da mesa de abertura o secretário municipal de Esporte e Lazer, Alex Mognon, o chefe do Comitê Organizador, Alaor de Almeida Godói, e o presidente da Câmara Municipal, Danilo Lima, além da chefe do Comitê 25º Jomi, Silvia Inês Musto.
A competição já ocorreu neste ano na cidade de Lençóis Paulista, de 27/3 a 2/4, com vitória da cidade de Piracicaba. Guaratinguetá (2ª Região Esportiva) também recebe o JOMI do dia 17 a 23 de abril.

Os Jogos da Melhor Idade integram o calendário de competições da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, que contemplam mais de 200 mil pessoas por ano. Confira o calendário completo de 2023: https://www.esportes.sp.gov.br/calendario/

Jogos da Melhor Idade (JOMI) – 1ª Região Esportiva

17 a 23 de abril de 2023