sex, 12/04/2024 - 01h57

Roger Federer, Tom Jobim e muito mais: Ginásio do Ibirapuera é parada obrigatória para astros do esporte e da música

A partir desta sexta-feira, o complexo esportivo recebe pela primeira vez a Copa do Mundo do tênis feminino

O quase setentão Ginásio do Ibirapuera é um templo do esporte brasileiro. Por lá já passaram grandes atletas e times brasileiros e estrangeiros. Mas essa é só uma parte da história. O local também é casa de estrelas da música e da cultura pop em geral.

A lista de grandes eventos esportivos no Ginásio é extensa. O marco inicial é o jogo de basquete entre Brasil e Argentina, que inaugurou oficialmente a quadra em 25 de janeiro de 1957. Vitória do time brasileiro, que dois anos mais tarde se tornaria campeão mundial. Em 1963, São Paulo recebeu os Jogos Pan-Americanos e o Ginásio se encarregou de ficar com 11 partidas de basquete da competição. Ainda no basquete, o local sediou os Mundiais femininos de 1971, 1983 e 2006.

O vôlei brasileiro fez história na quadra do Ginásio do Ibirapuera

Conhecida como a Copa do Mundo do tênis feminino, a Billie Jean King Cup, que a partir desta sexta-feira (12) coloca Brasil e Alemanha frente a frente por uma vaga na final dos Qualifiers, não é o primeiro evento de tênis no Ginásio. O Brasil Open, torneio que aconteceu de 2011 a 2019, teve as quadras de saibro do  Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães como sede em sete edições. Em 2012, Roger Federer, ícone da modalidade, passou por São Paulo para uma turnê de jogos amistosos válidos pela ‘Gilette Federer Tour’.

A conexão entre o Ginásio e o vôlei é bem estreita. Além das inúmeras finais de Superliga, o espaço testemunhou vitórias clássicas das seleções brasileiras, como contra a Coreia do Sul pelo Mundialito feminino de 1982, e contra a Itália na Liga Mundial masculina de 1993.

O melhor boxeador da história também pisou no solo sagrado do Ginásio. Em 1971, Muhammad Ali fez duas lutas exibições de cinco rounds cada contra dois boxeadores brasileiros e venceu. O UFC, principal competição de MMA (Artes Marciais Mistas) do planeta, passou com duas edições, em 2013 e em 2016. Adilson Maguila foi outro a distribuir socos por lá, vencendo o norte-americano James Smith em 1987, nessa que é uma de suas lutas mais emblemáticas.

Foi no Ginásio que o Brasil se lançou como uma potência do futsal. Em 1982, a seleção verde e amarela venceu o Paraguai por 1 a 0 e se sagrou campeão da primeira edição do Mundial de Futsal.

Mais recentemente, em 2023, o Ginásio recebeu pela primeira vez um evento de skate. Foi a final da SLS Super Crown World Championship, a Liga Mundial de Street Skate. E deu dobradinha dos donos da casa: no feminino, título de Rayssa Leal, e no masculino, de Giovanni Vianna.

Trilha sonora de primeira

Nem só de esporte de alto nível vive o Ginásio do Ibirapuera. Ao longo desses 67 anos de vida, o local foi palco para muitas estrelas da música, dos mais variados estilos.

Em 25 de janeiro de 1990, aniversário da capital paulista e do Ginásio, Tom Jobim, Chico Buarque e Milton Nascimento fizeram um show célebre. O violinista e regente André Rieu é o recordista de público no espaço: em 2012, ele arrastou 120 mil pessoas em quatro apresentações.

Rolling Stones, Deep Purple, Bob Dylan, Tim Maia, Jorge Ben Jor e Julio Inglesas também elevaram os decibéis no complexo esportivo.

*Foto: FIVB