sex, 19/05/2023 - 04h12

Região de Araçatuba recebe atividades recreativas, de 25 a 28 de maio

A Divisão de Lazer da Secretaria de Estado de Esportes promoverá, entre os dias 25 e 28 de maio, atividades lúdicas para os diversos públicos da região de Araçatuba. As ações visam ampliar a convivência, resgatar brincadeiras e favorecer aptidões físicas e mentais.

Nos dias 25 e 26, as cidades de Braúna e Alto Alegre recebem, respectivamente, o evento “Recreando um dia em uma escola”. A iniciativa propõe momentos prazerosos e espontâneos, com resgate de algumas brincadeiras que liberem energia dos alunos e proporcionem integração, interação e inclusão social. De acordo com a Divisão de Lazer, a recreação é uma estratégia de inclusão e socialização porque permite desenvolver as habilidades cognitivas, motoras, afetivas e morais de forma indireta.

Além de proporcionar atividades lúdicas para ampliar as experiências e favorecer a aprendizagem pela utilização das diferentes linguagens, transforma a escola em um espaço agradável e mais interessante e desenvolve as potencialidades dos alunos, oferecendo-lhes condições de construir diferentes saberes que vão além do currículo escolar, como o diálogo comunitário e valorização cultural.

O “Festival de jogos de carteado e jogos de mesa” acontece em Luziânia, no dia 27 de maio.  A proposta da ação é ampliar a integração e socialização de pessoas acima de 50 anos, por meio do caráter popular dos jogos de baralho, e estimular a prática de atividades que conduzem o envelhecimento saudável.

As ações voltadas para o envelhecimento ativo atendem ao decreto 58.047/2020, no que diz respeito ao projeto “Longevidade” da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Por fim, no dia 28 ocorre o “Circuito recreativo”, no município de Barbosa, com atividades de lazer em locais públicos (ruas, praças, ginásios, centro esportivo e outros) que objetivam reviver e resgatar práticas de brincadeiras, jogos de mesa e entre outras recreações. As atividades física e recreativa visam integrar e incluir, além de estimular aptidões físicas e mentais e valorizar a cultura regional.