qua, 09/08/2023 - 02h37

Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Governo do SP acontece em Ubatuba

São 200 vagas destinadas a professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas

Nesta terça-feira (8), o Governo de São Paulo abriu as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Paralímpico em Ubatuba, uma iniciativa gratuita das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes. Pela primeira vez, a capacitação ocorre no Litoral Norte.

Mais de 80 participantes, entre professores de educação física das redes pública e privada e alunos de graduação do último ano de educação física e educadores, serão capacitados tecnicamente em modalidades paralímpicas, voltadas às pessoas com deficiência.

Durante os quatro dias do programa, os alunos terão a oportunidade de receber a capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.

“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico fomenta a importância do esporte para inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, e quando profissionais da educação física estão dispostos a se inserir nesse meio, eles criam um ambiente muito mais acessível e inclusivo para todos”, destaca a coordenadora do Paradesporto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mayra Barbosa.

A cerimônia de abertura ocorreu no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, e contou com autoridades municipais e da assessora de paradesporto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geisa da Silva.

Participaram da mesa de abertura, o prefeito de Ubatuba, Marcio Maciel; o secretário municipal de Esportes, Fábio Rossi; o secretário municipal de Educação, Arnaldo Alves; e o presidente da Câmara, Eugênio Zwibelberg.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa, criado em 2021, fomenta e incentiva o esporte paralímpico através da capacitação técnica de professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

Já foram capacitados mais de 5 mil participantes em 58 etapas realizadas no Estado de São Paulo. Atualmente em sua terceira fase, o projeto foi ampliado e passará por 40 cidades.

A última etapa do curso acontecerá de 29 de agosto a 1 de setembro, no Baby Barioni, na Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo.