PRIMEIRO DIA DE “MESTRES DO VÔLEI” AGRADA PARTICIPANTES
O voleibol é uma das modalidades mais praticadas no Brasil, além de milhões de praticantes é um esporte que agrega ambos os gêneros e idades variadas.
“Mestres do Vôlei” é um projeto criado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, capacitando atletas de escolas públicas e particulares, além de entidades ligadas ao vôlei, para atletas de idades entre 13 a 17 anos de ambos os gêneros.
Com abertura às 9h00, do dia (13), foi dado inicio do projeto no Ginásio do Ibirapuera, com entrada das delegações, e acendimento da pira olímpica por um dos “Mestres” o ex-atleta Aderval Arvani, que começou a praticar o esporte na década de 60, o paulistano foi escalado para participar da Seleção Brasileira e disputou campeonatos internacionais na década de 70, como o Pan Americano na Colômbia (1971), quando sua equipe conquistou medalha de bronze e participou das Olimpíadas de Munique (1972). “Porém o esporte na época era mais participativo”, comentou Aderval também contou sobre as mudanças das técnicas utilizadas e até a altura dos atletas: “Essa geração é mais alta do que no começo de minha carreira, sempre temos que nos atualizar e sigo acompanhando todas”.
Clínicas
Aderval conhecido como Catu, está transmitindo sua experiência para os atletas, através das clinicas esportivas, além de nomes do Voleibol como Marcio Antonio Martins, e Celso Avancini entre outros.
As clínicas são ministradas por fisioterapeutas, preparadores físicos e ex-jogadores de voleibol, sendo realizadas durante os dias(13 e 14) em período integral as aulas teóricas tem a duração de 45 minutos e após receberem as instruções os alunos põem em prática com jogos e exercícios seguindo as orientações dadas.
Os alunos/atletas também tem pausa para o almoço que é feito no refeitório instalado no próprio Ginásio do Ibirapuera.
Competição
Sábado (15) e domingo (16) serão realizadas as competições entre as equipes, todos os participantes receberão certificados e os melhores classificados medalhas.
Depoimentos
Felix de Souza Cabral é técnico de Voleibol da EPSG Profª Eliza Rachel Macedo de Souza, localizado no bairro de Guaianazes da capital de São Paulo, comentou como esse projeto é importante para quem está começando no esporte, além de ampliar os conhecimentos dos jovens e dos técnicos que os acompanham, elogiou o alojamento que estão instalados, o hotel de nível internacional, aonde muitos alunos vem de lugares humildes e estão se instalando pela primeira vez.
Diretor do conjunto desportivo “Constâncio Vaz Guimarães”, Fabio Fernando Pereira declarou que o “Ginásio do Ibirapuera está aberto para toda população ter acesso ao esporte, neste final de ano o conjunto recebe a final estadual do 47º Campeonato de Futebol “Profº José Astolphi” na categoria Dentão feminino e o Projeto “Mestres do Vôlei” que passa todas as informações sobre o fundamento do esporte para os participantes” .
Fotos: