qui, 21/11/2019 - 06h36
Compartilhar

Primeira medalha de ouro de SP em Blumenau veio com a luta olímpica

Maria Eduarda Chaves, atleta de Cubatão, venceu a disputa logo no primeiro dia de competições dos Jogos Escolares da Juventude

 

A semana inicial de competições nos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (SC), trouxe ótimos resultados para a delegação de São Paulo. E a dona da primeira medalha de ouro paulista é a atleta de luta olímpica Maria Eduarda Chaves, aluna do Sesi de Cubatão, natural de Teresina (PI).

Logo no primeiro dia de competições (17/11), Maria demonstrou muita personalidade ao derrotar na final a amapaense Juliana dos Santos e garantir a primeira medalha dourada da delegação paulista. “Foi muito importante para mim, que passei por diversos momentos até chegar à etapa nacional. Considero até que a fase estadual teve um nível mais difícil”, disse a atleta, referindo-se aos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), organizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

“Conquistei meu resultado tão desejado. Pratico o esporte há um ano e meio e, como é meu primeiro ano na competição, sinto que tive um ótimo aproveitamento”, disse Duda, que viu seu irmão (também atleta de luta olímpica), Samuel Chaves, levar duas medalhas de bronze no torneio.

Sobre a importância do esporte, a medalhista deixou seu recado. “É excelente para a saúde física e mental, meu conselho para vocês é nunca desistir, é levantar a cabeça após as derrotas e aqui temos todos esses ensinamentos, inclusive o respeito ao adversário, já que nós nunca sabemos a história deles”, concluiu.