Ouvidoria
O que é a Ouvidoria?
A Ouvidoria é um importante canal de comunicação direta entre os usuários de um serviço e a instituição que o fornece.
Objetivo
Seu objetivo é fortalecer o exercício da cidadania e aprimorar o serviço público.
Ao exercer a função de representante do cidadão junto à Instituição, encaminha e acompanha o desenvolvimento, junto aos setores competentes, das dúvidas, sugestões, reclamações e elogios recebidos, tornando-se um meio de comunicação eficiente entre o usuário e a Instituição.
Além disso, propõem melhorias na administração visando o aperfeiçoamento dos serviços prestados.
Como se comunicar com a Ouvidoria?
As manifestações deverão ser, necessariamente, identificadas. Quando for requerido sigilo, excepcionalmente, será preservada a identificação do manifestante. Em caso de denúncia, as informações que devem conter na manifestação são: identificação do denunciante ou de quem represente; o domicílio do denunciante ou local para recebimento de comunicações; informação sobre o fato e sua autoria; identificação das provas de que tenha conhecimento; data e assinatura do denunciante.
FOCCOSP – Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro
A Ouvidoria Geral do Estado por meio do FOCCOSP disponibiliza aos cidadãos o encaminhamento de denúncias de corrupção na administração pública pelo endereço eletrônico http://www.ouvidoriageral.sp.gov.br/foccosp/index.html Este canal tem como objetivo o recebimento de denúncias que noticiem condutas que favoreçam a corrupção.