qui, 06/04/2023 - 04h15
Compartilhar

Transportes Metropolitanos recebem atividades esportivas em São Paulo

Ação em parceria entre Secretarias de Esportes e dos Transportes Metropolitanos do Estado aconteceu nas estações da CPTM, do Metrô e Terminal da EMTU

Na manhã desta quinta-feira (6), o Governo do Estado de São Paulo organizou atividades em estações da CPTM, do Metrô e Terminal da EMTU, em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física. Os passageiros participaram gratuitamente de sessões de exercícios de alongamento, aquecimento e dança.

As ações foram organizadas por meio das Secretarias de Esportes e dos Transportes Metropolitanos, com apoio logístico da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Foram disponibilizados profissionais de educação física para aquecimento e exercícios no Terminal Metropolitano Jabaquara (EMTU), estações Sacomã (Linha 2–Verde do Metrô) e Tatuapé (Integração entre a CPTM e o Metrô), onde também houve apresentações de ginástica rítmica da Associação Tryade, de Mauá, instituição beneficiada pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

“A ideia é que as atividades do dia a dia, como subir escada e fazer caminhadas longas, sejam agregadas às nossas práticas diárias. Por isso, aproveitamos esse trânsito de pessoas nos terminais de transporte público para dar exercícios leves de alongamento e funcionais, justamente quando estão se deslocando ao trabalho ou a outro compromisso, para integrá-las e motivá-las, porque a atividade física é algo bem mais simples do que parece”, disse a secretária de Estado de Esportes, Coronel Helena Reis, em entrevista à Rádio Eldorado, nesta manhã.

“Adorei, adorei o que presenciei hoje. Nós precisamos disso, nós precisamos de alegria, de vida, e encontrei aqui hoje”, comemora a usuária da linha Sacomã, Teresa Magali. Para ela, ações de atividades físicas deveriam ser oferecidas sempre nas estações. “Muito obrigada, que vocês continuem com esse incentivo. Precisamos presenciar mais cenas assim para botar para fora todo o estresse”, completa.

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1997 e tem como objetivo difundir os benefícios de atividades físicas (como caminhar, subir escadas e correr) em locais públicos para prevenção ao sedentarismo. De acordo com a OMS, cerca de 500 milhões de pessoas podem adoecer até 2030 em todo o mundo por causa da falta de hábitos simples do cotidiano.

“Geralmente, as pessoas associam a execução de uma atividade física a um equipamento de academia, quando, na verdade, são práticas diárias, por exemplo, optar por escada em vez de subir de elevador ou por um trajeto mais longo de caminhada. São atividades corriqueiras para tirar as pessoas do sedentarismo. Agradeço à Secretaria dos Transportes Metropolitanos por essa inédita parceria na pessoa do secretário Marco Antonio Assalve, também ao Metrô, CPTM e EMTU”, conclui a secretária.