ter, 18/07/2023 - 02h59
Compartilhar

Mogi Guaçu recebe Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Governo de SP

São 200 vagas destinadas a professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas

Nesta terça-feira (18), o Governo de São Paulo abriu as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Paralímpico em Mogi Guaçu, uma iniciativa gratuita das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes.

São 200 vagas destinadas a professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas para que sejam capacitados tecnicamente em modalidades paralímpicas, voltadas às pessoas com deficiência.

Durante os quatro dias do programa, os alunos terão a oportunidade de receber a capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.

“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico fomenta a importância do esporte para inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, e quando profissionais da educação física estão dispostos a se inserir nesse meio, eles criam um ambiente muito mais acessível e inclusivo para todos”, destaca a coordenadora do Paradesporto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mayra Barbosa.

As aulas acontecem entre os dias 18 e 21 de julho no Serviço Social Indústria (Sesi), localizado na Rua Eduardo Figueiredo, 300 – Jardim Zaniboni I.

Participaram da mesa de abertura, o secretário de Esporte e Lazer de Mogi Guaçu, Paulo Cezar Moreira; o secretário de Cultura, André Sastri; o gerente Administrativo Financeiro do Sesi Mogi Guaçu, Luciano Rodrigues da Silva; e o vereador Raphael Locatelli.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa, criado em 2021, fomenta e incentiva o esporte paralímpico através da capacitação técnica de professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

Já foram capacitados mais de 4,8 mil participantes em 56 etapas realizadas no Estado de São Paulo. Atualmente em sua terceira fase, o projeto foi ampliado e passará por 40 cidades.