seg, 30/10/2023 - 04h52
Compartilhar

‘Mais emocionante que futebol’, diz enxadrista de SP destaque dos Jogos Escolares Brasileiros

Victor Misao é tricampeão brasileiro sub-14 e agora se prepara para o Sul-Americano do Chile

Enquanto a maior parte dos adolescentes brasileiros sonha em ganhar a vida como jogador de futebol ou como atleta de e-Sports, Victor Misao, 14 anos, vai na contramão dessa tendência. O jovem é apaixonado por xadrez e treina muito para um dia ser uma estrela da modalidade.

Victor é um dos destaques da delegação de São Paulo que está nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), em Brasília. Ele ficou com a prata no individual, resultado que carimbou seu passaporte para o Sul-Americano sub-14 do Chile, em dezembro, e o quarto lugar em equipes.

“Comecei a praticar xadrez aos 6 anos, na escola, e foi amor à primeira vista. Joguei por alguns clubes de Bauru e hoje viajo disputando competições. Percebi cedo que tinha vocação para esse jogo”, diz Victor, que arranja um tempo para conciliar os estudos no Colégio Dinâmico Matriz, em Bauru, e o tabuleiro. “Treino todos os dias de 2 a 4 horas.”

O xadrez não é o único esporte que faz a cabeça de Victor. Ele também gosta de futebol, embora não compare as emoções de se marcar um gol com o movimento calculado de uma pecinha. “Acho xadrez mais emocionante que futebol. O meu gol é ganhar uma jogada do meu adversário.”

Tricampeão brasileiro sub-14, Victor vislumbra um futuro brilhante como enxadrista. “Sonho em me tornar um atleta profissional do xadrez. Conto com o apoio dos meus pais para isso.”

*Foto: Acervo pessoal