sex, 01/12/2023 - 04h43
Compartilhar

Kelvin Hoefler vibra com disputa de título no Ginásio do Ibirapuera: ‘O paulistano ama skate’

Skatista medalhista olímpico é uma das atrações da final do SLS Super Crown World Championship

Se tem um skatista que vai se sentir à vontade na final da SLS Super Crown World Championship, evento organizado pela Street League Skateboarding (SLS) e promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, é Kelvin Hoefler. Nascido no Guarujá, litoral paulista, o atleta sabe muito bem como é competir na capital. A competição acontece neste fim de semana, no Ginásio do Ibirapuera.

Aos 30 anos, Hoefler conquistou o título mundial da SLS Super Crown World Championship em 2015 e em 2021 chegou ao ápice da carreira ao ganhar a medalha de prata no skate street dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Agora, ele quer reencontrar o caminho das vitórias dentro de uma atmosfera que lhe favorece.

“O fato (da final) ser em São Paulo e no Ginásio do Ibirapuera, palco de grandes eventos esportivos, torna tudo mais empolgante. O paulistano é apaixonado por skate. Esse evento será um sucesso”, disse ele.

Kelvin Hoefler quer fazer história no Ginásio do Ibirapuera

Essa é a segunda final consecutiva da SLS em solo brasileiro. Em 2022, o Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, testemunhou o título de Rayssa Leal, no feminino, e do português Gustavo Ribeiro, no masculino.

A corrida de Kelvin rumo ao bicampeonato, no entanto, não será nada fácil. Além do atual campeão Gustavo Ribeiro e do americano Nyjah Huston, o maior vencedor da SLS, uma nova leva de jovens skatista promete complicar o trabalho dos mais experientes.

“Não é uma questão de se reinventar diante dos mais jovens, e sim manter a consistência para seguir competindo em alta performance independentemente da idade. Dentro da pista não existe essa preocupação com a idade dos outros atletas. O que importa são o talento e o nível atual de desempenho”, ponderou Hoefler, que entra na pista para valer neste sábado (2), a partir das 14h30.

O SLS Super Crown World Championship é o evento mais importante do skate street mundial e acontece anualmente desde 2010. A competição é realizada ao longo do ano em etapas ao redor do mundo até chegar à grande final, que define o campeão mundial. Na atual temporada, a SLS fez escalas em Chicago, Tóquio e Sydney antes de encerrar os trabalhos em São Paulo.

Sonho dourado

A pouco mais de oito meses dos Jogos Olímpicos de Paris, Hoefler é foco total na classificação. Ele espera garantir sua vaga e buscar novamente uma medalha, desta vez de outra cor.

“A preparação (para as Olimpíadas) é intensa. Depois da medalha de prata em Tóquio, tirei um ano de descanso, mas logo retornei aos treinos. Meu objetivo é o pódio, vou tentar buscar a medalha de ouro que já deveria ter sido minha há dois anos”, comentou.

*Fotos: Acervo pessoal