qui, 25/05/2017 - 01h20

Jogos Regionais do Idoso chegam a sua 21ª edição

Competição tem início no dia 30 de maio e deve reunir mais de 14 mil atletas com mais de 60 anos nas oito etapas regionais

IMG-20160519-WA0025

A cidade de Americana recebe, entre os dias 30 de maio e 4 de junho, a primeira etapa dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) de 2017. A competição chega à 21ª edição e deve reunir mais de 14 mil atletas nas oito etapas regionais. O evento é realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e com as prefeituras das cidades-sede.

Além de Americana, as cidades que vão receber os JORI em 2017 são: Lins, São Sebastião, Votuporanga, Praia Grande, Itapetininga, Marília, Bebedouro e Sertãozinho, que sediará a final estadual, reunindo os dois melhores municípios de cada modalidade classificados nas etapas anteriores.

As 14 modalidades disputadas são bocha, atletismo, buraco, coreografia, damas, dominó, dança de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis de mesa, tênis e xadrez.

No ano passado, mais de 300 cidades paulistas estiveram representadas nos JORI. Todas as cidades-sede recebem uma cerimônia oficial de abertura, com direito a desfile dos municípios participantes, acendimento de pira olímpica e juramento dos atletas.

Economia local

A realização dos jogos contribui para movimentar a economia das cidades que sediam a competição. As prefeituras disponibilizam os locais de competição, alojamentos, transporte e toda estrutura necessária. Somente em 2016, foram mais de 21 mil participantes, entre atletas, técnicos e demais profissionais envolvidos.

“Todo esse movimento de pessoas beneficia a economia local, principalmente os setores de turismo, hotelaria, compras, alimentação e serviços em geral”, afirma o secretário de Esporte, Paulo Gustavo Maiurino. Neste ano, o investimento do Governo do Estado na realização do evento será de R$ 2,5 milhões.

História

Os JORI começaram em 1994, com o evento “Caras e Coroas”, no Ginásio do Ibirapuera. Depois do sucesso do torneio, em 1995 foi iniciada a competição nos moldes atuais, organizada pela primeira-dama da época, Lila Covas.

Desde então, anualmente oito cidades recebem os jogos, representando as oito Regiões Esportivas do Estado, e uma última sedia a final estadual. A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, que acompanha todas as edições dos JORI desde 1996, resumiu na última edição a responsabilidade em organizá-la: “Acima de qualquer resultado esportivo, é contagiante perceber a alegria e o envolvimento de todos os participantes, a expectativa para a chegada dos JORI. Para nós, é um orgulho organizar este evento há 21 anos e presenciar estas pessoas que são exemplos para todos nós”.

Jogos Regionais do Idoso (JORI) – 21ª edição

Regulamento: http://www.selj.sp.gov.br/?page_id=6941

Calendário:
4ª Região Esportiva – Americana – 30/5 a 4/6
3ª Região Esportiva – Lins – 21/6 a 25/6
2ª Região Esportiva – São Sebastião – 9/8 a 13/8
6ª Região Esportiva – Votuporanga – 16/8 a 20/8
1ª Região Esportiva – Praia Grande – 23/8 a 27/8
8ª Região Esportiva – Itapetininga – 30/8 a 3/9
7ª Região Esportiva – Marília – 13/9 a 17/9
5ª Região Esportiva – Bebedouro – 20/9 a 24/9
Final Estadual: Sertãozinho – 4/10 a 8/10