qua, 24/01/2024 - 01h17
Compartilhar

Jasmine de Lima largou a dança para ser campeã no judô: ‘Quero estar no topo’

Atleta de 15 anos é beneficiária do Programa Talento Esportivo desde 2022

A dança esteve muito próxima de se tornar a atividade principal de Jasmine de Lima, mas foi no judô que ela se encontrou. Aos 15 anos, a atleta tem um currículo de respeito na modalidade e sonha com voos ainda mais altos.

Jasmine começou cedo no esporte. Aos 3 anos, se dividia entre judô, natação e balé. A dança surgiu um pouco mais tarde, mas uma questão de saúde e a vocação para competir a fizeram mudar a rota. Aos 11, Jasmine deixou a dança para trás e fincou os pés no tatame.

“Eu tinha sobrepeso e precisava praticar um esporte. Fiz judô dos 3 aos 7 anos, e voltei aos 11, conciliando com a dança, que eu gosto muito. O judô me ajudou a controlar o peso. É um esporte muito físico, onde você se exercita bastante. Passei a me alimentar melhor também”, diz Jasmine, que compete na categoria +70kg.

Jasmine de Lima compete na categoria +70kg

A escolha de Jasmine se provou certeira. Desde 2022, ela enfileirou títulos importantes na sua categoria: Campeonato Paulista, Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), Campeonato Brasileiro Escolar e Gynmasiades, torneio que é uma espécie de olimpíada escolar e reúne atletas de todo mundo.

Atleta do Corinthians e aluna do Colégio Evolução, Jasmine conta com o auxílio do Programa Talento Esportivo, plataforma do Governo do Estado de São Paulo. Graças a esse benefício, ela consegue investir na carreira e se desenvolver como atleta.

“Me tornei beneficiária em 2022. Não é barato ser atleta, e o Bolsa Talento Esportivo me ajudou a custear viagens, alimentação, a comprar materiais novos. Com esse investimento, consigo ser uma atleta melhor, alcançar novos níveis”, conta ela.

Novos níveis, aliás, é o que Jasmine espera bater em pelo menos cinco anos. E a judoca não economiza nas projeções. “Sonho em me tornar campeã olímpica e mundial. Quero estar no topo, entre as melhores.”

Instituído em 2011, o Programa Talento Esportivo consiste na concessão de apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva, a fim de aprimorar seus desempenhos esportivos em competições nacionais e internacionais. Para mais informações sobre inscrições e benefícios, clique aqui.

*Fotos: Acervo pessoal e Beto Noval / CBDE