qui, 22/02/2024 - 04h17
Compartilhar

Instituto de ex-craque do basquete coordena projeto em escolas com recursos da Lei Paulista

Assistência pra Vida atende alunos da rede pública de ensino nas cidades de Olímpia e Franca

Quando jogador de basquete nos anos 70 e 80, Fausto Giannecchini se especializou em distribuir assistências para seus colegas de time pontuarem. O tempo de atleta passou e desde 2011 ele joga em outras frentes: Fausto tem um instituto em seu nome e encabeça o Assistência pra Vida, projeto que conta com recursos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e tem como foco a inserção de estudantes da rede pública de ensino dos 7 aos 18 anos no cenário esportivo por meio do basquete. Atualmente, o programa opera nas cidades de Olímpia e Franca.

Fausto ao lado da secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis

Em 13 anos, o Assistência pra Vida já atendeu mais de 13 mil alunos e ajudou a capacitar 120 professores de Educação Física. A ideia para 2024 é abrir mil novas vagas. As atividades ocorrem nas quadras das próprias escolas da rede pública de ensino, e o projeto entra com uniforme completo, tênis, squeeze e frutas como benefícios.

“Para participar, (o aluno) precisa ter disciplina, frequência escolar e boas notas. Se ele está suspenso das aulas, por exemplo, não participa”, diz Fausto, que ressalta que o programa não tem como objetivo o basquete de competição. “Nosso projeto é educacional, não trabalhamos pensando em lançar um atleta para o profissionalismo. Pode acontecer, claro. Já tivemos alunos que foram jogar no time de Franca e em outras equipes da região.”

Um dos maiores armadores do basquete brasileiro, Fausto atuou profissionalmente de 1970 a 1981. Jogou em equipes tradicionais, como Franca e Sírio, e defendeu a seleção brasileira, onde foi campeão sul-americano em três oportunidades.

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por Prefeituras no Estado de São Paulo.

Para mais informações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, acesse lpie.sp.gov.br.

*Fotos: Matheus Candeloro