qui, 25/04/2024 - 12h00
Compartilhar

Instituição de Barretos ajuda crianças em iniciação no basquete

Apab mantém dois projetos em parceria com a Secretaria de Esportes do Estado

É com objetivo de complementar a educação de crianças e adolescentes, desenvolvendo a cidadania e a integração social por meio do esporte, que o Instituto Apab desenvolveu um projeto de iniciação ao basquete na cidade de Barretos, interior de São Paulo.

A advogada Thais Soares da Silva, 27 anos, é um exemplo do efeito prático do projeto. Ela nasceu em uma comunidade de Barretos conhecida pelo tráfico de drogas e viu em um dos núcleos de ensino instalado no bairro a chance de mudar de vida.

“Iniciei as aulas aos 9 anos e gostei. Fiz do basquete a minha vida, joguei todas as categorias, disputei diversos campeonatos, inclusive mundial. Sou a prova viva que as escolas, o esporte, conseguem salvar”, disse.

Para Thais, o esporte abriu novos horizontes de oportunidades. “O esporte te ensina a ter responsabilidade, o trabalho em equipe, ele te direciona a ter uma carreira”. Por conta do basquete, Thais conseguiu bolsa de estudos para universidade e se graduou em direito.

O Instituto Apab gerencia um dos oito Centros de Formação mantidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo em convênio com os municípios. No Centro, são atendidos 60 atletas de 11 a 17 anos que treinam e formam os times oficiais da cidade que participam de competições. Esses atletas são oriundos dos núcleos espalhados pelos bairros do município, onde o Instituto oferece aulas.

Lei de Incentivo ao Esporte

Além do Centro de Formação de Basquete, o Instituto Apab mantém o “Projeto Sub 13 Basquete” por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, nas cidades de Descalvado, Analândia e Bom Sucesso de Itararé, dando iniciação esportiva no basquete para jovens até 13 anos. O projeto conta com cerca de 180 jovens e as atividades são desenvolvidas no contra turno escolar como forma de complementação na educação integral.

*Foto: Instituto Apab