Compartilhar

Institucional

O esporte faz parte da estrutura do Governo do Estado de São Paulo desde 1931. O embrião da atual Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo foi o Departamento de Educação Física e Esporte de São Paulo (DEFE), criado por Horácio Baby Barioni e regulamentado pelo decreto nº 4.855, em 27 de janeiro de 1931. O ex-atleta e cronista esportivo hoje nomeia os Jogos Abertos (principal competição realizada pela Pasta, com mais de 80 anos de existência) e também o complexo esportivo administrado pela Secretaria, localizado na zona oeste da capital paulista.

A Secretaria propriamente dita foi criada em 25 de janeiro de 1965, intitulada Secretaria de Estado dos Negócios de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo, regida pela Lei nº 8.663.

Em 29 de dezembro de 1967, foi realizada uma reforma administrativa das atividades de promoção social, cultura, educação física, esportes e turismo por meio do Decreto nº 49.165. A Secretaria, portanto, passou a denominar-se Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.

Em 15 de março de 1975, alterou-se a estrutura e a denominação da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, criando a Secretaria de Estado dos Negócios de Esportes e Turismo pelo Decreto n° 5.929. Em 2001, houve uma nova mudança, com novo plano de trabalho para aumentar o apoio aos jovens no estado. Com isso, a Pasta passou a ser chamada Secretaria da Juventude, Esportes, e Lazer.

Em 2003, ocorreu uma nova denominação: foi tirado o plural de “Esportes” e a Secretaria passa a ser chamada de Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Já no ano de 2007, e com uma estrutura diferenciada, somada à inclusão do Turismo, a Pasta fica intitulada como Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo.

Conforme decreto nº 56.635, em janeiro de 2011, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, passa a denominar-se Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e em 2 de janeiro de 2019, com o decreto nº 64.059, passou a ser denominada Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, nomenclatura utilizada até hoje.